PODCAST BNI BRASIL | #603 – MUITO OCUPADO PARA O BNI

PODCAST BNI BRASIL | #603 – MUITO OCUPADO PARA O BNI

POR IVAN MISNER, BNI FOUNDER

EPISÓDIO 603: “Muito ocupado para o BNI

OUÇA MAIS NA PLAYLIST PODCAST BNI BRASIL

Priscilla:

Olá pessoal e bem-vindos de volta ao Podcast Oficial do BNI, trazido a vocês pelo canal Networking de Sucesso no YouTube, com a participação do Dr. Ivan Misner e outros experts em networking. Sou Priscilla Rice e venho até vocês através do estúdio de gravação Oak, em Berkeley, Califórnia. Hoje estou no telefone com o fundador e Presidente do BNI, Dr. Ivan Misner. Olá, Ivan. Como e onde você está?

Ivan:

Eu acabei de retornar da conferência nacional nos Estados Unidos, que eu acredito ter comentado na semana passada e na verdade essa semana eu estou em um retiro para escritores no Texas Safari Ranch. Estou em uma casa de madeira e tem animais selvagens em todo canto. É incrível. É um ótimo lugar para escrever.

Estou muito animado hoje. Estou com um grande amigo aqui no meu podcast. Eu o conheço há anos. Mike Macedonio. Ele já esteve aqui no podcast. Ele é um escritor bem vendido pelo New York Times. Ele é um empresário e diretor executivo do BNI na área da baía. Nesse cargo, ele ajudou milhares de empresários locais e internacionais a construir seus negócios e uma vida maravilhosa. Dois dos momentos mais incríveis dele foram competindo no Leadville Trail, certo, Mike?

Mike:

Sim, isso mesmo.

Ivan:

Pessoal, o Leadville Trail é uma corrida de bicicleta de 160 km, na Califórnia. Você é bem melhor do que eu, eu não consigo nem me imaginar começando isso. Ele é muito dedicado a família e também a divertir seus amigos. Eu já tive a oportunidade de estar com ele em sua casa. Mike, seja bem-vindo ao Podcast do BNI.

Mike:

Obrigado, Ivan.

Ivan:

É ótimo ter você aqui e eu realmente amo esse assunto. Eu entrei em contato com você após ver seu vídeo falando sobre esse assunto, que eu achei brilhante. Basicamente, é lidar com as pessoas que dizem estarem muito ocupadas demais para o BNI. Mike, eu vou deixar você explicar isso e compartilhar o que você disse no vídeo. De vez em quando é possível que eu tenha alguns comentários, mas a partir de agora é com você.

Mike:

Ivan, eu tenho certeza que você já ouviu isso muito mais vezes do que eu, e uma das coisas mais perturbadoras para mim é quando escuto empresários dizendo que estão ficando muito ocupados para o BNI, querendo dizer que eles vão parar com as atividades do BNI. É preocupante porque em muitos casos, eu conheço essas pessoas e seus negócios, e talvez eles estejam ocupados mesmo, mas nem sempre estão fazendo tudo que podem pela sua empresa ou otimizando tudo que podem.

Novamente, quando eu escuto essas mensagens falando que estão ocupados, eu sinto vontade de aparecer na frente deles e salvá-los e fazer também algumas perguntas. Perguntas do tipo, você está muito ocupado por que não está trabalhando com o tipo certo de clientes? Você está muito ocupado por que está fazendo nos seus negócios coisas que não deveria estar fazendo mais?

Na minha visão, sempre que penso nisso, sabe, ser consumido com esse tanto de negócios é o certo a se fazer para administrar tudo isso? A primeira oportunidade que temos quando ficamos ocupados é como aumentamos nossa capacidade? Eu vou parar por aqui por enquanto, Ivan. Eu sei que você tem muita experiência e pensamentos. Qual sua reação quando ouve as pessoas falando “estou muito ocupado para o BNI. Vou parar meu trabalho e descansar um pouco.”

Ivan:

Eu acho impressionante porque eles ficaram ocupados por causa dos esforços que fizeram no BNI e agora eles querem parar de fazer o que fez eles terem sucesso. Isso é loucura. Isso me lembra de um comercial que vi muitos anos atrás. Os mais jovens não vão se lembrar disso, mas você lembra das páginas amarelas, da lista telefônica?

Mike:

Claro que sim!

Ivan:

Eu lembro desse comercial feito para um cara. Era na verdade um comercial no rádio falando sobre as páginas amarelas. Era um comercial das mesas do Tom, e esse Tom tinha uma mesa que estava a venda, mas ele não queria vende-la por que era um modelo. O negócio dele era vender mesas, mas ele não queria fazer isso. Isso é absolutamente absurdo. E eu acho que é a mesma coisa, é absurdo dizer que você vai parar de fazer o que te fez sucesso.

Mike:

Um dos comentários que eu tenho feito quando as pessoas estão tomando essa decisão, o que eles estão fazendo é perder recursos. Muitas pessoas me respondem dizendo: “Bom, Mike. Você não pode considerar publicidade como um recurso. Isso é mais um investimento ou um custo.”

Eu concordaria com isso em partes, exceto quando se trata de relacionamentos de marketing. Você investiu tempo nesses relacionamentos, e eu acho que quando você tem um bom networking que te ajuda a estar ocupado, isso é um recurso.

Ivan:

Claro! Agora, no seu vídeo, você falou sobre estar muito ocupado – ao invés de estar se ocupando, e você precisa fazer algo a mais para aumentar seu – você quer compartilhar isso com eles?

Mike:

Claro. Aumentar a capacidade.  Quem são as outras pessoas que precisam, ser incluídas, sejam eles profissionais independentes, membros de uma equipe ou outro tipo de suporte que possivelmente ajude a aliviar o fardo das coisas que não deveriam estar fazendo ou simplesmente para atender mais clientes. Eu acho isso uma das coisas mais óbvias, não porque é simples ou fácil. Quando eu penso em aumentar um negócio, isso será parte do nosso plano. Eu costumo dizer que você não deixa de ir para a academia só porque você já está em forma.

Isso é uma daquelas oportunidades de continuarmos no mercado, mas uma das outras coisas que podemos estar olhando é o que estamos fazendo marketing? Quem estamos atraindo? Muitas vezes, quando ouço pessoas dizerem que estão ocupadas, na verdade elas ainda estão fazendo o tipo de negócio que não serve mais para elas, emocionalmente e financeiramente.

Ivan:

Pelo que entendi, você está sugerindo algumas coisas. Primeiro, dê uma olhada nos clientes que já tem. Eles te proporcionam lucro e são o tipo de clientes que você gostaria de trabalhar? Se a resposta for não, então é uma boa hora para abrir mão desses clientes que não estão te ajudando a se sentir realizado nos negócios e que talvez até aumente a qualidade dos seus clientes e o tempo que você gasta está nos clientes mais importantes. Na verdade, você pode até aumentar sua renda fazendo isso.

A outra coisa é a capacidade que você alcança. Eu falo com muitos empresários que me perguntam como melhorar os negócios? Bom, a primeira coisa a se fazer é não parar de fazer marketing, se quiser aumentar seus negócios, você tem que fazer algo louco, contrate alguém, como você estava sugerindo. Pode ser um prestador de serviços, ou um funcionário mesmo. Qualquer coisa, mas aumentar seus negócios é uma ideia melhor. Aumentar sua capacidade é muito melhor do que dizer que está muito ocupado. Eu não vou continuar fazendo isso.

Mike:

Claro. Isso é algo que falamos em “O Mais conhecido Segredo de Marketing no Mundo”, que provavelmente é extenso demais para falar aqui, mas seu negócio tem uma missão? Você tem isso definido? Eu vejo que a minha missão me serve ao criar a minha lista do que não fazer. Se eu estou ficando muito ocupado, provavelmente tem muitas coisas na lista de não fazer que eu estou fazendo.

Ivan:

É. Por muitos anos eu tive uma “to do list” no meu Outlook, mas era com coisas que eu não deveria mais fazer.

Mike:

Eu adorei isso.

Ivan:

Eu fiz isso por muitos anos. Sempre que eu estava fazendo algo eu pensava “Por que estou fazendo isso?” – Eu lembro uma vez que eu decidi instalar um antivírus em todos os computadores da sede em Oppland, e aliás, isso não foi 20 anos atrás. Eu pensei, por que estou fazendo isso? Meu tempo deve ser gasto escrevendo, dando entrevistas e dirigindo esta empresa, não colocando antivírus nos computadores. Isso entrou para minha lista de coisas para não fazer mais, e eu comecei a pensar em quem eu poderia contratar para fazer esse tipo de coisa.

Isso deve ser feito diariamente. Você não está ocupado se está fazendo coisa que não te ajudarão nos negócios.

Mike:

Posso compartilhar mais uma ideia? Quando esses negócios chegam até você, e você decide que não vai mais fazer esse tipo de trabalho, que não te serve mais emocional e financeiramente, então, quem poderia? Existem outros recursos por aí que você sabe que te serviria ou você serviria a elas? Você pode chamar isso de competição amigável. Pessoas no ramo dos negócios pegariam esses negócios, mas não necessariamente te servirá.

Ivan:

Sim, eu acho que você está completamente certo e que isso é melhor do que ficar pensando em o que fazer com nossos negócios. Agora, tem uma outra área a ser considerada nesse problema de estar muito ocupado, e me diga se você já viu isso. Às vezes, quando as pessoas dizem estar muito ocupadas para o BNI, na verdade eles estão tendo um problema no grupo, mas não querem falar sobre isso. Você já viu isso?

Mike:

Esse é o plano para resolver tudo sendo educado. “Ser educado” é o “Estar ocupado” no lugar de “Eu tenho um problema com tal pessoa ou tal coisa”.

Ivan:

Sim, eu já vi muito isso. Na verdade, a primeira vez que isso aconteceu foi há quase 33 anos, era um impressor que estava fazendo muitos negócios e que disse: “Eu estou muito ocupado. Eu vou sair do BNI.” eu fiquei chocado, então eu liguei para ele e fiz aquela entrevista de saída. Isso está no nosso manual, Mike.

Mike:

Sim, claro.

Ivan:

Eu escrevi a entrevista de saída para ele, eu liguei para ele e disse: “Nós começamos a fazer entrevistas de saída”, eu não ia falar que ele era o primeiro. Eu perguntei por que ele estava saindo e ele disse que estava muito ocupado. Existe um conceito chamado de diferencial semântico, onde você consegue diferentes respostas, fazendo a mesma pergunta de várias formas. Eu perguntei se havia outra razão e ele disse que não. Eu fiz mais algumas perguntas e finalmente perguntei: “Se houvesse alguma outra razão, qual seria? E ele disse: “Ok. A verdade é que tal pessoa me deve dinheiro e eu estou cansado de vê-lo lá toda semana, por isso vou sair do grupo.”

Percebem. É a pessoa errada que está saindo do grupo. Eu sugeri a ele que falássemos com o comitê de afiliação. Essa história é grande, mas fomos falar com o comitê de afiliação, e um dos membros do comitê disse: “Meu Deus. Ele te deve dinheiro? Ele me deve dinheiro também.” Então ele foi expulso do grupo, e o impressor ficou.

Então, para os que estão realmente ocupados com os negócios, vocês precisam desenvolver uma boa percepção nos negócios, eu tenho que ser honesto com vocês, porque se ocupar não é a maneira de aumentar seus negócios. Para aqueles tem outros motivos, vocês precisam conversar com seu comitê de afiliação. Você concorda?

 

Mike:

Completamente. Esse recurso está aí para isso. O comitê de afiliação e os diretores são esses recursos. Sabe, voltando à história do impressor, quanto dinheiro ele perderia se ele deixasse que a pessoa que devia a ele fizesse essa decisão por ele. Sem falar no efeito que isso teria no grupo.

Ivan:

Sim. Você está certo, mas as vezes as pessoas apenas não querem fazer esse drama. Eles não querem causar problemas. Eles não percebem que o problema que eles têm outros talvez tenham.

No final, ele ficou muito grato pelo que fizemos, e eu meio que empurrei ele na direção de pensar melhor nessa decisão.

Descubram a verdadeira razão de alguém está tão ocupado. Se você conhece alguém nessa situação, mande para ele esse podcast e o vídeo que o Mike fez. Mike, você criou um website com muitos vídeos, incluindo um com este tópico. Você pode compartilhar com todos aqui?

Mike:

Claro. Minha esposa Dawn Lyons e eu fizemos um canal educacional no YouTube. Você pode acessar esses vídeos no BNIeducationalvideos.com. tem muitos assuntos lá. Eu adoraria ver vocês conferindo nosso conteúdo.

Ivan:

Por favor, deem uma olhada nesses vídeos. Na próxima vez que alguém no BNI te disser que está muito ocupado, indiquem esse podcast para essa pessoa e também o website do Mike.

Mike, meu amigo, é sempre um prazer ter você aqui no Podcast do BNI. Muito obrigado por estar aqui.

Mike:

Obrigado, Ivan.

Ivan:

De volta para você, Priscilla.

Priscilla:

Ok. Obrigado Ivan e Mike. Eu achei esse podcast muito interessante. Então, para essa semana é isso. Obrigada pelas informações. Para mais conteúdos do Ivan, acesse IvanMisner.com. Obrigada por escutar. Sou Priscilla Rice e estamos ansiosos para ter vocês aqui conosco no próximo episódio do Podcast Oficial do BNI.

 

Post Comment