Ao Fazer Networking, Pergunte “Como Posso Ajudar?”

Ao Fazer Networking, Pergunte “Como Posso Ajudar?”

Ao Fazer Networking, Pergunte “Como Posso Ajudar?”

Onde quer que você more no mundo, o Givers Gain® é a regra número 1 a ser lembrada ao fazer Networking. Sempre pense: “Como posso ajudar essa pessoa?”

Afinal, Networking Empresarial significa construir relacionamentos, e ajudar os outros é a melhor maneira de iniciar o processo de construção de relacionamentos.

Por Onde Começar?

Na maioria das interações sociais, a pergunta que mais ouvimos geralmente é: “Como vão as coisas?” A resposta típica costuma ser algo como: “Ótimas, não poderiam estar melhores”. Essa resposta padrão costuma ser dada como um gesto de cortesia, porque a maioria das pessoas sabe que compartilhar seus problemas pode não ser adequado para conversas casuais. No entanto, esta resposta automática raramente revela o quadro todo.

Na verdade, sempre há espaço para melhorias e há muitas maneiras de estender uma mão amiga. No entanto, a maioria das pessoas reluta em aprofundar detalhes ou revelar os seus desafios, especialmente em eventos sociais ou de networking. Para revelar insights genuínos, evite generalidades como: “Como vão as coisas?” Ao invés disso, faça perguntas mais específicas, que vão um pouco mais fundo.

Por exemplo, se alguém lhe disser que as coisas estão indo muito bem, talvez compartilhando que o negócio está prosperando e superando suas expectativas, você pode perguntar: “Você está atingindo todos os seus objetivos com sucesso?” Mesmo que a resposta seja afirmativa, esta ainda é uma grande oportunidade para ajudar.

Considere o seguinte: é um negócio que está se expandindo mais rápido do que o proprietário havia projetado.

Que apoio em potencial ele poderá necessitar?

Ao ir além das conversas superficiais e compreender genuinamente as necessidades únicas de alguém, você ganha a capacidade de identificar apresentações que podem ser benéficas para essa pessoa e para sua situação.

No entanto, você só poderá descobrir quais apresentações e introduções fazer depois de superar as generalidades e descobrir as necessidades específicas.

Maneiras de Ajudar os Outros

Embora muitas pessoas pensem no Networking apenas como um canal para adquirir clientes, adotar a mentalidade Givers Gain® o redefine como uma ferramenta poderosa para estabelecer relacionamentos. O ato de estender a mão apresenta um caminho para a construção de conexões significativas. Sua ajuda pode acontecer de várias maneiras. Aqui estão alguns exemplos:

Fazer Apresentações

Vincular alguém a indivíduos da sua rede pode levar a grandes resultados. Estas conexões podem promover a apreciação mútua e abrir portas para potenciais colaborações.

Compartilhar Conhecimento

Fornecer insights do setor, artigos relevantes para seus negócios ou recursos valiosos, ressalta sua disposição em contribuir para o crescimento de outra pessoa. Talvez você possa compartilhar algo de sua profissão, como uma mudança futura nos procedimentos, que os afetará.

Compartilhar Habilidades

Compartilhar suas áreas de especialização ou habilidades pode ser uma contribuição impactante para o sucesso de outras pessoas. Muitas vezes, o que pode parecer algo pequeno para se oferecer, pode ser de enorme importância para quem recebe.

Resolver Problemas

Ajudar alguém na resolução de desafios em negócios que ele(a) enfrenta, demonstra sua capacidade de navegar por questões complexas. Isso pode incluir dar dicas sobre como iniciar as mudanças que precisarão fazer para resolver a situação.

Oferecer Orientação e Mentoria

Oferecer orientação e mentoria pode ser inestimável para o desenvolvimento pessoal e profissional de alguém, incluindo o seu. Descobri que cada vez que fui mentor de alguém, também foi uma experiência de aprendizado para mim, e percebi que estava me aprimorando enquanto ajudava essa pessoa.

Ajudar Constrói Confiança

Quando você adota a filosofia do Givers Gain®, o Networking pode ir além das trocas transacionais que se concentram exclusivamente na conquista de um novo cliente. Ao invés disso, torna-se uma forma de construir relacionamentos comerciais autênticos e significativos.

Ao ajudar alguém de alguma forma que atenda às suas necessidades, você iniciará um relacionamento profissional com essa pessoa, e criar um relacionamento ajuda a construir confiança. A confiança é a base de um networking eficaz. Ao praticar o Givers Gain® com bastante frequência, você estará no caminho para construir uma poderosa rede pessoal baseada na confiança que é construída através da ajuda a outra pessoa.

Ao buscar genuinamente ajudar os outros, você solidifica a reputação de ser um recurso valioso e um colaborador confiável. Isto incorpora a verdadeira essência do Networking Empresarial: promover conexões que enriquecem a vida de todas as partes envolvidas.

A regra número 1 do Networking, manter uma atitude de “Como posso ajudar esta pessoa?”, é a forma mais eficaz de construir relacionamentos mutuamente benéficos. Resumindo, ajudar = oportunidade.

Quer fazer parte do BNI Brasil e ser exclusivo em sua categoria profissional? Agende uma visita! 

        

 

Faça parte de uma Equipe BNI e saiba como gerar mais e melhores negócios para sua empresa! Preencha o formulário em seguida entraremos em contato com você!

[contact-form-7 id="9574" title="Sem título"]
<