A Regra 12 x 12 x 12 Para o Networking

A Regra 12 x 12 x 12 Para o Networking

A REGRA 12 x 12 x 12 PARA O NETWORKING
Você deseja que seus esforços de Networking de negócios sejam mais eficazes? Esta regra simples contém três perguntas críticas que você deve fazer antes de ir a um evento de networking. Introduzi a “Regra 12 x 12 x 12” em meu livro Networking Like a Pro, e depois a adaptei em 2020 para as reuniões de networking online. Compartilho ambos neste blog.

A PERCEPÇÃO É A REALIDADE
É verdade – a forma como você é visto influencia os negócios que você conduz (ou não conduz) com outras pessoas. Isso é especialmente verdadeiro no networking, quando você encontra alguém pela primeira vez. Quando se trata de percepção versus realidade, é importante criar a percepção correta de você e do seu negócio.

Sejamos realistas: a maioria dos clientes em potencial não se importam com o quão lotada está sua agenda esta semana. Eles só querem saber se você é uma possível solução para um problema que eles têm. O mesmo se aplica a potenciais parceiros de referência. Eles querem saber se podem confiar a você as pessoas e clientes com quem têm um bom relacionamento antes de indicá-lo a eles. Em ambos os casos, a percepção inicial que eles têm de você ajuda muito a tomar essa decisão.

É exatamente disso que se trata a Regra 12 x 12 x 12. Ela analisa você da perspectiva de outras pessoas e mostra como otimizar a percepção delas, ajustando suas práticas em networking de negócios.

Vamos falar sobre as três perguntas que você deve fazer antes de ir a um evento de networking empresarial.

1 – Como Você se vê e se Comporta a 12 metros de Distância?

CONFIRA O TRAJE E INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O EVENTO ANTES DE IR. 

 – Você se vestiu adequadamente para o evento do qual irá participar?
 – Está preparado?
 – Tem o que precisa para o evento, inclusive cartões de visita?

Você pode se preparar com antecedência pesquisando a vestimenta do evento, saber que horas chegar (chegar cedo) e o que você precisa levar. Saber essas informações com antecedência pode deixá-lo muito mais confortável ao entrar em uma sala.

 2 –  Qual é a Impressão que Você Passa a 12 Polegadas de Distância?

 – Você é tão bom de perto quanto de longe?
 – A sua Linguagem Corporal envia a mensagem certa?

 Você parece preparado? Suas roupas estão limpas, seu hálito fresco? Isto pode parecer sem importância; no entanto, você não quer ser lembrado por ter uma camisa amassada ou mau hálito!

Lembre-se de sorrir ao encontrar alguém pela primeira vez e permanecer envolvido durante a conversa. Pratique a escuta ativa e mantenha contato visual. Fique relaxado em vez de manter uma postura rígida com os braços cruzados. Ao formar relacionamentos em networking, muitas das informações importantes são comunicadas por meio de sinais não-verbais.

ATITUDE É TUDO
É preciso perceber o quanto a sua atitude pode impactar naquela primeira impressão ao conhecer alguém. Sempre tenha uma atitude otimista e positiva ao conversar com outras pessoas. Ter uma atitude positiva é uma das características mais importantes de um grande networker.

MANTENHA A ORDEM – SEJA ORGANIZADO
Você se lembra da parte da regra dos “12 metros” sobre estar preparado? Aplica-se aqui também. Você consegue encontrar facilmente seus cartões de visita? Tenha seus cartões prontos para distribuir, ao invés de ficar procurando nos bolsos ou na bolsa.

Certifique-se de ter um sistema para manter SEUS cartões separados dos cartões que você recebe no evento. Dar o cartão errado a um novo contato prejudicará sua credibilidade e reverterá parte daquela ótima primeira impressão.

3 – Quais São as Primeiras 12 Palavras que Saem da Sua Boca?
TENHA SUA APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL PRONTA PARA COMPARTILHAR

Este é o ponto mais importante. Quando alguém lhe pergunta o que você faz, você precisa estar pronto, com uma resposta que seja memorável. Você já pensou no que vai dizer a outra pessoa em um evento de networking?

Pense em maneiras concisas de transmitir seus pontos de vista – o que você quer dizer sobre seu negócio, seu mercado-alvo, os benefícios de seu produto ou serviço, etc. Considere dar exemplos de projetos em que você está trabalhando ou histórias sobre como você ajudou clientes. Seja confiante e fale com convicção. Diga algo que promova a curiosidade e o envolvimento sem parecer ensaiado ou artificial.

Essas primeiras 12 palavras têm como objetivo chamar a atenção das pessoas e convidá-las a fazer perguntas para continuar a conversa.


A REGRA 12 x 12 x 12 PARA REUNIÕES ONLINE

A regra 12 x 12 x 12 para Reuniões Online foi criada em 2020 durante “A Grande Pausa”, quando a maior parte do networking empresarial global acontecia online.

1 – Como está o seu ao redor em uma distância de 12 metros?

Com muitas pessoas trabalhando em home office, é importante prestar atenção à configuração do local de reunião online. Certifique-se de que o cenário que as pessoas veem atrás de você seja o mais profissional possível. Remova a desordem visível e feche a porta para evitar que crianças ou animais de estimação o interrompam.

Se estiver usando um plano de fundo virtual, use algo relacionado ao seu setor ou sua empresa; torne-o estático ao invés de usar um vídeo que possa atrapalhar a reunião. Lembre-se de manter o ambiente profissional, como estantes de livros ou um ambiente de escritório. Não use um fundo de praia tropical, a menos que você seja um agente de viagens ou trabalhe na praia.
SEU AMBIENTE DIZ MUITO SOBRE VOCÊ.

2 – Qual é sua aparência a 12 centímetros de distância da câmera?

Você se vestiu adequadamente para a reunião? Quero dizer, você está TOTALMENTE VESTIDO para a reunião, com roupas profissionais em cima e embaixo?

Você não quer usar algo (ou usar muita pouca roupa), que possa levar a uma situação que acabe com você no noticiário.

Certifique-se de que seu cabelo esteja penteado e não coma diante da câmera.
Assim como se você estivesse participando de uma reunião presencial, evite ficar se arrumando e tocar excessivamente o rosto ou a cabeça.

Olhe para a câmera e faça “contato visual” com ela. Dê toda a atenção à reunião; abstenha-se de realizar outras tarefas ou atividades. E NÃO atenda o telefone!

3 – Quais São as Primeiras 12 Palavras que Saem da Sua Boca?

Este é o ponto mais importante. Assim como nas reuniões presenciais, pense no que você vai dizer antes da reunião. Encontre maneiras concisas de falar sobre seu negócio, mercado-alvo e os benefícios que você oferece, sem usar jargões do setor. Pratique suas 12 palavras em voz alta e diante da câmera antes da reunião.

Por fim, use um microfone devidamente posicionado para que todos possam ouvi-lo claramente. Silencie seu som quando não estiver falando e esteja pronto para ativar o som quando for sua vez de falar.

A percepção é a realidade quando se trata de encontrar pessoas pela primeira vez. Siga a “Regra 12 x 12 x 12” na próxima vez que for a qualquer evento de networking. É muito importante criar a primeira impressão certa sobre você.

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