Podcast BNI Brasil | #507 – Seja um cachorro com um osso

Podcast BNI Brasil | #507 – Seja um cachorro com um osso

POR IVAN MISNER, BNI FOUNDER

EPISÓDIO 507: “Seja um cachorro com um osso”

OUÇA MAIS NA PLAYLIST PODCAST BNI BRASIL

 

Priscilla:

Olá. Bem-vindo ao Podcast Oficial do BNI em Português trazido a você pelo BNI Brasil.

Sou Priscila Rice na voz de Kedma Franza. Estou na QComm Comunicação, em São Paulo, falando com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI.

Olá Ivan, tudo bem?

Ivan:

Oi Priscilla, tudo ótimo! Eu estou em Charlotte, Carolina do Norte, para a Conferência dos Estados Unidos. Embora eu viva em Austin, a nossa sede global se mudou para Charlotte e é aqui que estamos fazendo a nossa conferência. Eu estou feliz por poder conhecer novos membros de todos os Estados Unidos.

Priscilla:

Que interessante!

Ivan:

Sim. As conferências são sempre muito divertidas, Priscilla.

Priscilla:

Então, Ivan, você é um cachorro com um osso?

Ivan:

Sim, com certeza, sou um cachorro com um osso. Isso faz parte do que eu chamo de “série de ivanismos”, as coisas que eu invento. Eu ando fazendo vídeos que tenho chamado desta forma e este é um deles. Estou pensando em fazer um livro com todas estas minhas frases, viu?

Então, quando digo que sou um cachorro com um osso, quero dizer que nunca devemos desistir. Construí uma empresa global que opera em mais de 70 países e uma das razões para o sucesso é a persistência, tenacidade e perseverança para lidar com os desafios.

Priscilla, posso dizer a você que, muitas vezes, posso não ser o homem mais inteligente ou mais talentoso em uma sala, por exemplo. Mas, com toda certeza, sou quase sempre o homem mais determinado.

Como parte de um discurso de formatura, Winston Churchill, acredita-se que uma vez disse: “Nunca, nunca, nunca desista.” Eu adoro esta citação. Agora, para ser honesto, porém, o lado esquerdo do meu cérebro diz que quando se trata de negócios, o que não é apenas lógico, as pessoas precisam também saber quando chegou a hora de desistir.

Felizmente, o meu lado direito do cérebro geralmente ganha a batalha sobre esta questão. Como disse, eu posso não ser o cara mais inteligente em uma sala, mas a determinação e persistência têm me ajudado bastante nos meus negócios.

Há coisas das quais desisto, mas somente quando tenho certeza, muita informação e sinto confiança na minha intuição e nos meus objetivos. Então, sou um cachorro com um osso em meu foco em não desistir.

Aqui está um exemplo: em 1992, completei o manuscrito do livro “O Segredo de Marketing Mais Conhecido do Mundo”. O livro foi lançado em 1994. Ao longo de um período de 18 meses, enviei o meu manuscrito para 45 editoras em toda a América do Norte e fui rejeitado 44 vezes.

Priscilla:

Verdade, Ivan?

Ivan:

Verdade, eu juro, Priscilla! Eu me lembrei deste número porque eu vi o arquivo enquanto estava mudando meu escritório de Los Angeles para Austin. Encontrei a planilha manuscrita e contei 44 rejeições para o meu manuscrito.

Priscilla:

E as rejeições foram chegando dia após dia? Foi isso?

Ivan:

Sim, todos os dias chegavam uma devolutiva rejeitando o trabalho. Em 1992, não havia maneira de enviar o arquivo digitalmente. Então, imprimi várias cópias do manuscrito de 200 páginas, coloquei em envelopes e enviava três ou quatro por semana e recebia o mesmo número de retornos por semana. Mas, não desisti. O editor de número 45 disse disse sim e o livro “O Segredo de Marketing Mais Conhecido do Mundo” foi publicado em 1994.

Desde então, já foi editado quatro vezes e é ótimo ver um exemplar de cada idioma em minha estante. Além disso, já foram vendidas mais de 200.000 cópias em todo o mundo.

As pessoas o rejeitaram dizendo que o livro não iria vender, mas já foram mais de 200.000 cópias. Se eu tivesse desistido no quadragésimo quarto envio, o livro nunca teria se tornado  um best-seller em vários países do mundo. Esta e outras tantas experiências que tive sobre a vida me levaram a acreditar que, se você está confiante naquilo que você está fazendo, nunca desista. Nunca, nunca, nunca desista!

Se você for persistente e consistente, acredito que você conseguirá. Escolha um caminho e permaneça nele mais e mais. Nós somos aquilo que fazemos repetidamente e isto é muito importante para obter a excelência. Se você estiver ouvindo este podcast, preste atenção porque estou lhe dando ideias que me ajudaram a criar uma empresa global. A excelência não é um ato único. É um hábito. Repito: a excelência não é um ato único. É um hábito.

As pessoas olham para BNI e dizem: “Uau. Você é realmente sortudo. Você é ótimo!”. Daí, eu digo a eles:  “Olha, foram 30 minutos de inspiração e 30 anos de transpiração.”

Não foi um pensamento único. É algo que eu fiz repetidamente. Portanto, não há processo rotineiro ou um segredo mágico. O que existe é a confiança, crença e trabalho duro e consistente e um firme desejo de sucesso. Não se trata de ser perfeito. Trata-se de esforço.

Quando você faz esse esforço a cada dia, é onde a transformação acontece. É assim que a mudança ocorre. Se você realmente quiser ter sucesso nos negócios e na vida, pense sobre as coisas e, em seguida, aja sobre isso como um cão com um osso. Essa é a minha mensagem de hoje, Priscilla.

Priscilla:

Ok. Eu só tenho uma pergunta. Como você lida com a rejeição, Ivan?

Ivan:

Bem, muita gente me diz que eu devo ter alguma espécie de escudo e que nada deve chegar até mim. Mas, eu não conheço ninguém que não tenha enfrentado algum tipo de rejeição na vida. Mas, eu acredito que o que deve definir você são seus sucessos e não seus fracassos. Todo mundo tem falhas. Muitas vezes, quanto mais bem-sucedido você for, mais falhas você teve ou terá.

Sei que as pessoas já ouviram isso e que não estou dizendo nada de novo. Muitos vão dizer: “sim, eu sei, mas…” Seja qual for, o “mas”, não importa. Pessoas ficam deprimidas quando rejeitadas. Mas, isso é o que estou falando sobre “ser um cão com um osso”: não deixe que essa sensação de ansiedade e depressão por não conseguir seu objetivo fique no caminho do seu sucesso. Continue a fazer o seu trabalho.

Pense sobre isso: recebi 44 cartas de rejeição. Ninguém me ligou, e alxgumas das cartas de rejeição foram bastante duras. Então, todo mundo, alguma vez na vida já se sentiu assim, acho. Mas, você só precisa continuar trabalhando e manter seus olhos no jogo, prestando atenção à bola. Continue assim e você conseguirá.

Priscilla:

Que grande história! É difícil ser rejeitado, mas acho que você está nos dando um incentivo. Isso é, realmente, muito importante.

Ivan:

É difícil ser rejeitado, não há dúvida sobre isso. Mas, acredito que também nos dá força para alcançar o sucesso. Primeiro de tudo, eu acredito que faz você se sentir mais forte. E foi o que aconteceu comigo. Abri caminho no meio da rejeição e consegui o que queria alcançar. E a coisa mais bela de tudo é que você pode servir de exemplo para os outros: “se eu consegui, você também pode conseguir!”

Não há um grande segredo. Trata-se de escolher um caminho e persistir nele e, como eu disse, fazer mais e mais. Sempre digo: “Faça seis coisas mil vezes, e não mil coisas seis vezes.” Isso é o que eu estou falando aqui. Seja um cachorro com um osso.

Priscilla:

Tudo isso que você falou é muito importante. Muito obrigada, Ivan.

Eu gostaria apenas de lembrar aos ouvintes que este podcast chegou até vocês pelo BNI Brasil. Muito obrigada pela atenção. Eu sou Priscilla Rice, na voz de Kedma Franza e nós esperamos você na próxima com mais um Podcast Oficial do BNI.

Post Comment