Mara Leme Martins, PhD e VP do BNI Brasil na VOCÊ S/A

Mara Leme Martins, PhD e VP do BNI Brasil na VOCÊ S/A

A pandemia trouxe diversas mudanças para os negócios – incluindo a digitalização de grande parte de seus processos. Mas não de tudo. “Quando falamos de networking, as reuniões cara a cara são mais adequadas e não vão desaparecer completamente”, argumenta Mara Leme Martins, da BNI Brasil – Business Network International. “Isso porque, quando trabalhamos com networking, estamos falando sobre como cultivar e colher relacionamentos com as pessoas. É sobre se relacionar, não fazer negócios.”

A especialista dá quatro dicas de como fazer networking de forma mais eficaz.

  1. Networking não é venda: Pular a visibilidade e a credibilidade para chegar ao momento da venda e da lucratividade com mais rapidez é uma estratégia de vendas, não networking. É preciso ter uma conexão verdadeira ou ajudar alguém antes de pedir algo. As coisas podem dar errado se você se precipitar.
  2. Considere o “Efeito Borboleta”: Construir bons relacionamentos gera um efeito dominó. Conhecendo alguém em uma reunião ou evento, ela pode te indicar para outras pessoas e dessa forma, você vai construir relacionamentos sem saber onde este efeito borboleta pode te levar. Isso é positivo e pode mudar o futuro dos negócios.
  3. Fale com as pessoas: Dedique tempo aos relacionamentos que você já tem. Estenda a mão e pergunte se elas estão bem, se há algo que você pode fazer para ajudá-las. A correria do dia a dia nos faz pensar que nunca há tempo para fazer networking, mas na realidade, sempre há. Não é tarde demais para começar a construir sua rede agora, uma pessoa de cada vez.
  4. Tenha aliados: É importante ter a visão de que a confiança colaborativa é a moeda mais valiosa nos negócios, nos relacionamentos e na vida. É a ideia de que “se eu lhe ajudar indicando negócios, você vai se interessar em me ajudar também. O marketing de referência e indicações nunca foram tão importantes quanto nos dias de hoje.

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