Podcast BNI Brasil | #378 – Duas dicas para mover as pessoas na Direção Certa

Podcast BNI Brasil | #378 – Duas dicas para mover as pessoas na Direção Certa

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Por Ivan Misner, BNI Founder

Episódio 378 – Duas dicas para mover as pessoas na Direção Certa

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Danilo:
Olá. Bem-vindo ao Podcast Oficial do BNI trazido a você por NetworkingNow.com, que é o site líder na Internet para Networking.

Sou Danilo Xavier. Estou na QComm Comunicação, em São Paulo, falando ao telefone com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI.

Olá, Ivan. Como está e por onde anda?

Ivan:
Oi Danilo. Acabo de voltar de Nova Orleans e todos aproveitaram grandes momentos. Tivemos centenas de pessoas aqui e entre elas estavam os vencedores das unidades de adesão de todo os EUA.

Danilo:
Que ótimo! Você comeu uma boa comida?

Ivan:
Há sempre boa comida em Nova Orleans!

Hoje vou falar de duas coisas para mover a humanidade na direção certa. Existem pessoas que são especialistas e têm conhecimento e informação, mas fazer com que todos entendam a importância dessas duas palavras tem sido um desafio. Essa situação é particularmente verdadeira para quem já teve um papel de liderança na sua equipe, em qualquer organização ou no BNI. Se você está em uma equipe de liderança, independente do papel você pode aplicar esses conceitos em qualquer lugar.

Levar as pessoas a uma direção que você acredita ser a correta é muito difícil, especialmente com profissionais de negócios, empresários e vendedores. Tive uma pessoa que foi líder no BNI e foi para um dos grupos. Durante a mudança, ela ficou muito chocada como as coisas estavam sendo geridas pelos membros. O grupo estava sofrendo com informações mal passadas, termos inequívocos e foi necessário pensar o que eles deveriam fazer para dar a volta por cima. Fiquei sabendo que mais tarde, a pessoa passou a avaliar as situações e propôs mudanças. Isso é absolutamente correto, mas achei interessante como a apresentação da solução estava errada.

Ela era tão brusca com os membros do grupo que recebeu uma reação muito negativa de todos. O ambiente virou uma um caos total, pior do que estava antes da mudança de liderança. Quando a conheci e mostrei o caminho para melhorar a situação com os membros e ela ficou muito brava comigo, pois não apoiei suas decisões.

Apesar disso, continuei a falar com ela sobre o fato de que eu não estava argumentando que o problema era ela. Na verdade, a situação foi criada pela forma com que ela lidou com as pessoas e os desafios necessários para conseguir colocar todos no mesmo caminho. Até compartilhei uma das minhas frases favoritas para um dilema como este, que é “não queimar o celeiro para assar o porco”.

Se você está fazendo algo novo não pode torná-lo pior do que estava no momento que você começou. O certo seria ela envolver as pessoas com ideias e conceitos que pudessem entusiasmar o pessoal. Assim as coisas sairiam da maneira que ela planejou desde o início.

Então eu pedi para ela fazer duas coisas que são muito importantes para as pessoas confiarem e seguirem aquilo que é passado por você. Acredito que essas coisas são chaves para você ser um bom líder.  Se você está na equipe de liderança para BNI, um coordenador de educação, associação comitê ou qualquer outro cargo. Estas são duas coisas que definem a mentalidade de como deve se trabalhar com as pessoas. Pronto Danilo?

Danilo:
Pronta.

Ivan:
O primeiro é que as pessoas não se importam o quanto você sabe até que saibam o quanto você se importa.

Danilo:
Já ouvi isso.

Ivan:
Isso é muito importante. Se você quer que as pessoas te escutem enquanto passa um treinamento ou alguma mensagem, faça com que elas percebam que você se preocupa com o sucesso delas. Que você precisa delas para ter sucesso. Caso contrário ninguém vai ouvir um conselho seu, sem chances. Parada total.

Claro que também existe o outro lado da moeda. Dar um conselho sem ser solicitado também não é bom. As pessoas não gostam disso, porém existem maneiras de você fazer as pessoas procurarem esse conselho. Eu recomendo que se você está assumindo um novo papel de liderança, digamos que se torne um presidente ou outros cargos bem altos, não chegar e fazer alterações entre o dia e a noite.

Fale com os participantes. Descubra onde eles acham que o grupo deve ir e os tipos de coisas que eles têm em mente antes de sair trocando membros ou fazer grandes mudanças.  As pessoas não se importam o quanto você sabe até que saibam o quanto você se importa. Isso é realmente importante.

A segunda coisa é uma palavra que foi dada a mim pela minha mãe em um peso de papel. Eu acho que eu falei sobre isso em Podcasts. Eu tenho o peso de papel aqui na minha frente. Minha mãe me deu quando tinha 16 anos. Estava vivendo uma batalha difícil em uma corrida do conselho estudantil. Minha mãe me deu esse peso de papel que dizia. “A diplomacia é a arte de deixar alguma outra pessoa no seu caminho.”

Quando ela me deu isso explicou que eu tinha que aprender a trabalhar com as pessoas. Esse conselho me ajudou a ganhar a eleição e nas tomadas de decisões durante a vida.

Admito que nem sempre uso da melhor maneira. No entanto busco utilizar da forma mais tranquila e correta possível. É realmente importante notar que este conceito de que a diplomacia é a arte de deixar alguma outra pessoa em seu caminho é a cerca de colaboração e não manipulação. Isso é realmente importante.

Quanto mais você é capaz de colaborar com as pessoas para obter a entrada, mais elas vão te ajudar. Nem sempre suas sugestões vão ser as melhores, porém é muito importante fazer os participantes se sentirem bem, importantes e envolvidos no trabalho. Isso vai fazer de você um ótimo líder.

Então, essas são as duas coisas simples para ajudar a mover as pessoas na direção certa. Você precisa mostrar que se importa e não apenas dizer. Meu amigo Stephen MR Covey escreveu um livro muito bom chamado “The Speed ​​of Trust”. Ele tem uma citação e eu estou lembrando, pois é relevante para o momento. Você não pode apenas falar de um problema sem mostrar atitudes para sair dele.

Portanto, não é apenas falar sobre o fato de que você se importa. Seu comportamento tem que mostrar que você se preocupa com o sucesso. Em seguida, a segunda parte é a diplomacia. Você tem que aprender a colaborar não manipular, mas colaborar com as pessoas, a fim de incentivá-los na direção certa.

Se você fizer essas duas coisas está no caminho certo ter uma ótima liderança.

Danilo:
Muito bom! A única coisa que me veio em mente quando você estava falando sobre a primeira dica foi a maneira de manter as pessoas e mostrar que você se preocupa com elas. Você não está apenas mandando ou criticando, pelo contrário. Você se importa com todos eles e está apenas mostrando os caminhos corretos.

Ivan:
Você está absolutamente certa. Há uma série de técnicas que você pode usar para mostrar que se preocupa com questões. Há uma boa técnica pelo Dr. Mark McKergow. Ele escreveu no livro “Solutions Focus”. Em uma escala de um a dez, o quão ruim é o problema? Após isso ele fala com as pessoas de acordo com a pontuação. É uma maneira de afiar os elementos-chave do desafio e, mais importante, que é a solução para os problemas.

Danilo:
Grande Ivan, é isso aí!

Ivan:
Bem, isso é tudo, Danilo, Obrigado;

Danilo:
Ok, isso é ótimo. Por hoje é só. Obrigado Dr. Misner.

Gostaria apenas de lembrar aos ouvintes que este podcast chegou até vocês através do NetworkingNow.com, que é o site líder na Internet para downloads. Muito obrigado pela atenção. Sou Danilo Xavier, e nós esperamos você na próxima semana com mais um BNI Podcast oficial.

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