Podcast BNI Brasil | #433 – O medo de falar em público está atrapalhando seus negócios

Podcast BNI Brasil | #433 – O medo de falar em público está atrapalhando seus negócios

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Por Ivan Misner, BNI Founder

Episódio 433: O medo de falar em público

Ouça mais na playlist PODCAST BNI BRASIL

 

Danilo:
Olá. Bem-vindo ao Podcast Oficial do BNI trazido a você por NetworkingNow.com, que é o site líder na Internet para Networking.

Sou Danilo Xavier. Estou na QComm Comunicação, em São Paulo, falando ao telefone com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI.

Ivan :
Estou em Austin, Texas para uma arrecadação de fundos para a Fundação BNI. Você sabe, a Fundação BNI faz um bom trabalho em todo o mundo. Existe um programa chamado Vozes de negócios e estamos fazendo um levantamento de fundos no Lago Austin para a Fundação.

Danilo :
Oh isso soa bem.

Ivan :
Se alguém se interessar, temos mais informações sobre as “Vozes de negócios” no nosso site bnifoundation.org.

Danilo :
Bom, você vai conversar conosco hoje sobre o medo de falar?

Ivan :
Então, recebemos uma pergunta de uma pessoa que chama Carla pedindo para falar sobre como superar o medo de falar na frente dos grupos. Ela é, obviamente, um membro do BNI e ela estava falando sobre o tempo de apresentação, que é o que realmente deixa as pessoas mais nervosas. Muitas pessoas ficam nervosas apenas fazendo a segunda apresentação longa ou a apresentação curta semanalmente, mas é o tempo que realmente tende a assustar o pessoal.

Tenho algumas sugestões para as pessoas. Uma delas é não assumir que alguém que faz um monte de palestras não fica nervoso. Falo de mim mesmo. Eu fico nervoso quando falo e olha que eu faço muitas palestras por ano.

Danilo :
Uau. São muitas mesmo!

Ivan :
Eu ainda fico nervoso antes de começar. Está bem. Não há problema em ficar nervoso. Eu tenho feito isso por anos. Acho que um pouco de nervosismo é uma coisa boa, pois acontece aquela adrenalina. Você só não quer aquele nervosismo que o sufoca a ponto de impedir você de falar ou fazer alguma coisa.

Eu ainda fico nervoso. Acho que às vezes quando eu estou sendo apresentado, Danilo, fico pensando “uh oh” não estou nervoso. Aí fico sem adrenalina e subo muito descontraído. Isso não é tão legal. Quando eu não tenho essa adrenalina, não fico nervoso e não faço um bom trabalho. Não posso ficar sem fazer um bom trabalho.  Então esse processo faz parte.

O que estou dizendo é abraçar certa quantidade de nervosismo. Não há problema em ser um pouco nervoso, mas você simplesmente não pode ficar travado por causa disso. Correto?

Danilo :
Sim. Tenho uma pergunta. Você já teve dificuldade em encontrar as palavras certas? Porque eu sei o que me acontece muito. Isso me deixa muito nervosa.

Ivan :
Isso acontece muito mesmo. Então eu tento preparar o máximo possível. Eu tenho um número de técnicas para fazer boas apresentações e uma delas é a preparação. Você tem que se preparar antes de começar a falar. Sou um verdadeiro crente no planejamento com minha espontaneidade.

As pessoas sempre riem disso, mas é verdade. Eu tento planejar minha espontaneidade, pois acho isso muito importante. No mesmo dia posso fazer o mesmo discurso um zilhão de vezes, mas eu ainda tomo cuidado para falar e me lembrar de pontos os pontos-chave. Mas sim, as vezes esqueço alguma palavra e acho importante ter anotações e olhar para baixo. O que não pode é fazer uma apresentação incompleta.

A preparação é fundamental. Suba com algumas notas, saiba o que vai dizer, mas não leia. A maioria das pessoas podem não confiar exatamente naquilo que você está dizendo, mas é fundamental ter suas anotações. Isso facilita na hora de lembrar ou desenvolver melhor sobre algum tema.

Agora estamos indo para uma reunião BNI. Eu sei que já falei sobre isso brevemente em outro podcast, mas vale a pena mencionar novamente. Eu tinha um contador que ficou completamente petrificado. Ele ficava totalmente congelado quando precisava fazer discursos para as pessoas. Ele ainda disse: “Se eu tenho que fazer dez minutos de apresentação, eu paro” A pessoa faz parte de uma equipe de liderança e precisa enfrentar isso, mas ele sempre dizia. “Se eu tiver que falar, eu estou fora”.

Lembro de ter uma conversa com ele sempre dizendo “Não pare. Você não tem que parar por causa disso. Não faça um discurso. Dê um teste”

Contador: “O que você quer dizer?”

Eu: “Ao invés de se levantar e falar, dar um teste para as pessoas. Faça umas questões de verdadeiro ou falso. Monte dez perguntas sobre direito tributário e vê como eles respondem. Leia a pergunta, pergunte quantos disseram verdadeiro e quantos marcaram falso. Em seguida, é só dar a resposta. Não precisa fazer mais nada.”

Contador: “Eu posso fazer isso.”

Danilo foi histórico. Ele começou a ler as primeiras perguntas: “De acordo com a legislação fiscal de 1986, é ele verdadeiro ou falso …” Mas teve um momento que as pessoas passaram a fazer brincadeiras e tudo ficou mais gostoso e descontraído. As pessoas começaram a rir e coisa foi fluindo de uma maneira muito tranquila.

Isso faz parte e faz com que a pessoa seja uma grande oradora, dê seu show e se anime com aquilo que está fazendo. Isso é outro ponto. Ele não esperava falar dez minutos, mas tudo acabou correndo da melhor maneira e eles tiveram que aumentar o tempo.

Seja criativo. Faça um teste antes do discurso. Caso você queria usar PowerPoint tome cuidado com a quantidade de texto nos slides. Montar uma apresentação com fotos é melhor para lembrar o que você vai falar e despertar a curiosidade das pessoas. Tem um livro que fala sobre montar uma apresentação com mais fotografias e eu indico. A obra se chama “Presentation Zen”.

Se você está falando sobre um tópico é melhor mostrar uma imagem do que colocar vários textos. Por exemplo, a primeira vez que usei esta técnica estava com um livro que eu escrevi chamado a Solução de 29%. O livro é baseado em uma história que eu escrevi chamado Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e 6 graus de separação.

O primeiro slide originalmente dizia: “Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e 6 Graus de Separação todos têm algo em comum?” Esse era o texto. Percebi depois de ler este livro que eu estava fazendo tudo completamente errado. Ao invés disso passei a colocar apenas três fotos. Uma foto de Santa, coelhinho da Páscoa e uma foto que refletia 6 Graus de Separação. Eu só mostrei as três fotos e perguntei “O que essas três coisas têm em comum? Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e 6 graus de separação?”

A resposta, por sinal, é que eles são todas as lendas urbanas ou mitos.

Danilo :
Obrigado. Estava me perguntando.

Ivan :
Você é bem-vindo. Tão grande livro, Apresentação Zen.

Vamos a outros pontos. Entre falar e contar  histórias, conte histórias. É muito poderoso. Aqui estão os quatro segredos para contar uma boa história: Uma grande história é um fato que envolve uma emoção e obriga alguém a agir. Ele nos transforma de alguma forma. Isso é o que faz uma grande história.

Então se você tem uma história não basta contar uma piada. A piada é uma verdade ou algo aparentemente factual. Envolve emoção, mas não obriga ninguém a agir, pois é apenas uma piada. Quando você contar uma grande história, reviva o momento. Não fique só contando. Mostre os motivos de você estar levando a história para a reunião.

Poderia falar ainda mais coisas. Se você quer fazer uma história que chame a atenção das pessoas coloque busque a emoção. O som da sua voz é importante para prender a atenção. Elementos visuais, repetição verbal e palavras poderosas ajudam a fazer uma grande apresentação.

Você pode encontrar isso no Givers Gain. Você provavelmente já me ouviu falar sobre isso antes, Danilo. É um dos meus favoritos. É o fim de doadores de ganho. Se todas as pessoas em uma organização andam no mesmo sentido, essa organização poderia dominar em qualquer setor, mercado ou qualquer competição a todo momento. O BNI domina esta indústria em quase todos os mercados por quase uma década. Isso tem acontecido por causa de uma visão partilhada e de uma implementação compartilhada.

Esses são exemplos de repetições verbais de uma forma que faz as pessoas lembrarem daquilo que você está dizendo e isso é muito inspirador. É uma grande ferramenta ou técnica para usar quando você está falando.

Danilo :
Sim. Isso me lembra de quando você está indo para a igreja e há um grande pastor dando um sermão. Ele repete e usa muitos desses truques.

Ivan :
Absolutamente. É uma técnica experimentada e verdadeira. Você sabe, eu estudei discurso por muitos anos na escola e faculdade. Isso foi uma das coisas que realmente me marcou.

Para resumir, é fundamental fazer a preparação do discurso e não improvisar. Não basta se levantar e improvisar. Se você estiver fazendo uma apresentação do PowerPoint tem que ter elementos visuais, não um monte de texto. Não se esqueça de contar boas histórias, mexa com as pessoas e reviva as histórias. Atenção aos elementos verbais e tom de voz. Tudo isso é muito importante. E não se preocupe em estar nervoso. Todo mundo fica assim. O objetivo é ensinar as pessoas sobre o que fazer e mantê-los animados para essa experiência.

Danilo :
Muito bem!

Ivan :
Agora é  fazer uma grande apresentação na próxima semana, Danilo.

Danilo :
Ok, eu pretendo. Obrigado, Ivan.

Ivan :
Se alguém tiver qualquer outras perguntas mande, por favor. Poste aqui no BNIpodcast.com. Muito obrigado pela questão, Carla. Foi uma ótima pergunta. Até mais Danilo, muito obrigado.

Danilo :
Ok, ótimo, obrigado!

Gostaria apenas de lembrar aos ouvintes que este podcast chegou até vocês através do NetworkingNow.com, que é o site líder na Internet para downloads. Muito obrigado pela atenção. Sou Danilo Rice, e nós esperamos você na próxima semana com mais um BNI Podcast oficial.

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