Podcast BNI Brasil | #419 – A Lei da Reciprocidade

Podcast BNI Brasil | #419 – A Lei da Reciprocidade

quebra-cabeca-solucao-problema

Por Ivan Misner, BNI Founder

Episódio 419: A Lei da Reciprocidade

Ouça mais na playlist PODCAST BNI BRASIL

 

Priscilla:

Olá a todos e bem-vindos de volta para o Podcast Oficial do BNI, trazido a você por NetworkingNow.com, que é o site líder na web para download de networking. Sou Priscilla Rice, na voz de Kedma Franza, e eu falo direto da QComm Comunicação, em São Paulo. Eu estou junto ao telefone hoje com o Fundador e Diretor do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI. Oi, Ivan. Como você está?

Ivan:

Eu estou ótimo, Priscilla. Obrigado.

Priscilla:

Onde você está? Eu esqueci de perguntar-lhe isso.

Ivan:

Bem, você sabe o quê? Estou em Big Bear, Califórnia pelas próximas semanas. É um refúgio maravilhoso para escrever, para me concentrar no trabalho, entre as minhas atividades, um novo livro.

Priscilla:

Oh, ótimo. Bem, nós estamos esperando por isso, hein? Sobre o que é este tópico para nós hoje?

Ivan:

É sobre a lei da reciprocidade. A lei da reciprocidade é parte da teoria do capital social. Francamente, quando eu falo sobre Givers Gain, falo sobre a lei da reciprocidade. Há quatro coisas para se lembrar se você quiser usar a lei da reciprocidade ou se você quiser usar Givers Gain em seus esforços de networking. Aqui estão as quatro coisas:

Um deles, dar é ajudar os outros a alcançar o sucesso. Você realmente precisa pensar sobre isso e ter um plano em sua cabeça sobre como você pode contribuir para outras pessoas. Quanto tempo e energia que você pode poupar para isso? Você procura ativamente oportunidades para ajudar as pessoas?

Você pode se voluntariar para ajudar com algo que é importante para alguém Você pode oferecer aconselhamento ou apoio quando eles precisam de ajuda, quando eles estão em um momento de necessidade. Ou você ainda pode trabalhar duro para se conectar a alguém para um contato valioso.

Givers Gain significa ajudar outras pessoas a alcançar o sucesso. Então, você precisa esculpir o tempo para fazer isso. Várias pessoas que não passam de mercenárias dizem: “Eu não tenho tempo para ajudar outra pessoa. Eu tenho que me ajudar”

Bem, você sabe o quê? Este é o lugar quando eu digo que networking é mais sobre a agricultura do que sobre a caça. Porque se você está ajudando outras pessoas a ter sucesso, eles vão fazer o mesmo para você. Eles irão ajudá-lo em troca. Assim, você pode até mesmo estar de férias e mesmo assim começar um negócio, porque você construiu relacionamentos com as pessoas, mas você tem que ajudar os outros. Isso é a dica número um.

Dica número dois: a pessoa que ajudou você não será necessariamente a pessoa que você ajuda a cada momento. A pessoa que ajuda você não vai necessariamente ser a pessoa que você ajuda o tempo todo. Zig Ziglar faleceu há alguns anos, eu tive a oportunidade de fazer uma entrevista de rádio ao vivo com ele uma vez. Homem incrível. Ele costumava dizer que se você ajudar as pessoas a conseguirem o que querem, você vai conseguir o que deseja. Em outras palavras, o que vai, volta.

Se você se concentrar intensamente em ajudar os outros, você vai alcançar o sucesso no final. E não é um processo transacional. Eu dei uma coisa a Priscilla. Eu dei uma coisa para Sam e uma coisa para outra pessoa. Você sabe, agora, você quer um retorno. Agora é hora de dar para mim.

Isso não é realmente a forma como funciona agora. Tem que ser mais relacional. Não há nada de errado em dizer: “Ei, eu dei-lhe alguns negócios. Eu gostaria de falar com você sobre como você pode ser capaz de retribuir”.

Mas apenas entendam que, se é tudo sobre a construção de relacionamentos, não pode voltar exatamente ao redor da última pessoa que você ajudou. Isso faz sentido?

Priscilla:

Sim, totalmente.

Ivan:

A terceira lei da reciprocidade é que a reciprocidade pode, de fato, ser medida. É um mito que o networking não pode ser medido. Em um de meus livros, Networking Like a Pro, do Inglês Fazendo Networking como um Profissional, meus co-autores e eu usamos uma planilha de pontuação de networking, que também faz parte do Programa Networker Certified que é oferecido pelo Instituto de Referência para medir seus esforços de networking.

Se você aplicar a lei da reciprocidade, você verá que sua pontuação total de networking semanal vai subir gradualmente ao longo do tempo. Então dê uma olhada no livro, Networking Like a Pro. Você pode, de fato, medir as coisas que você está fazendo e o retorno do seu investimento de tempo. Lembre-se que é preciso tempo para obter referências e construir relacionamentos, mas se você segui-lo ao longo do tempo, você pode realmente ver o resultados dos esforços.

A quarta dica da lei da reciprocidade é que o sucesso tem de se envolver. Você tem que fazer mais do que simplesmente estar presente para ser bem sucedido no networking. Eu vejo as pessoas aparecerem em uma reunião BNI e eles estão apenas esperando as referências caírem do teto. Não funciona dessa forma.

Se você está em uma câmara de comércio ou você está em um grupo BNI, se envolva. Envolva-se na equipe de liderança. Eu descobri que as pessoas que se destacam como líderes em um grupo são mais propensos a obter referências do que aqueles que não o fazem porque as pessoas podem ver como eles são bons em Business – até mesmo se não está fazendo negócio em uma reunião do BNI. Estando na equipe de liderança, eles podem ver o quão bom você é como o presidente, o vice-residente, secretário ou tesoureiro. Que recaia sobre o que eles pensam de você como uma pessoa de negócios em geral.

Eu acho que se você quiser construir uma poderosa rede pessoal, você tem que entender que a rede não é o fim, mas certamente é o meio para o crescimento de um negócio. A lei da reciprocidade é toda sobre a doação e apoiar e ajudar os outros, para que eles, na verdade, ajudem-no em troca.

Então essas são as minhas quatro dicas para a lei da reciprocidade.

Priscilla:

Ótimo. Obrigado, Ivan. É importante no seu grupo BNI não apenas aparecer, uma vez que você se juntou e pagou sua adesão.

Ivan:

Sim. Sim. Você pode muito bem passar algum tempo construindo relacionamentos e tentando ajudar os outros.

Priscilla:

Exatamente.

Ivan:

Acho que as pessoas vão às reuniões de networking estão em uma espécie de desespero para os negócios. Ficar desesperado não aumentará as suas chances de receber referências.. Deixe-me repetir isso. O desespero não é referenciável. O que aumentará o número de referências recebidas são as são relações fortes e um bom serviço. Você tem que, obviamente, prestar um bom serviço, mas também precisa construir relacionamentos com as outras pessoas e a melhor maneira de construir relacionamentos é ajudá-los de alguma forma.

Priscila:

Certo. E mais, ele se sente bem.

Ivan:

Ele há de se sentir bem. Não há dúvida sobre isso. É maravilhoso. Eu tenho visto pessoas que disseram, “O  presidente do meu grupo me ajudou de muitas maneiras.” Ou: “Esta pessoa no meu grupo tem me ajudado a me tornar um melhor empresário.”

Ele realmente faz a diferença, e eles querem devolver a gentileza, porque eles foram ajudados por diferentes membros do grupo. Eles querem contribuir de volta. O BNI é um lugar muito especial. Nossa filosofia do núcleo Givers Gain é parte do núcleo do DNA de nossa organização. Os grupos que realmente praticam e que vivem são muito mais bem-sucedidos.

Isso é tudo que eu tenho para hoje, Priscilla.

Priscilla: Muito obrigada. Eu acho que é tudo para esta semana. Eu só quero lembrar aos ouvintes que este podcast foi trazido a você por NetworkingNow.com, que é o site líder na Internet para networking. Obrigado pela atenção. Sou Priscilla Rice, na voz de Kedma Franza, e nós esperamos que você se junte a nós na próxima semana para mais um episódio do Podcast Oficial BNI.

Faça parte de uma Equipe BNI e saiba como gerar mais e melhores negócios para sua empresa! Preencha o formulário em seguida entraremos em contato com você!

[contact-form-7 id="9574" title="Sem título"]
<