Podcast BNI Brasil | #396 – Anfitrião: recepcionar e liderar

Podcast BNI Brasil | #396 – Anfitrião: recepcionar e liderar

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Por Ivan Misner, BNI Founder

Episódio 396: Liderança da equipe de anfitriões

Ouça mais na playlist PODCAST BNI BRASIL

 

 

Priscilla:
Olá. Bem-vindo de volta ao Podcast Oficial do BNI trazido a você por NetworkingNow.com, que é o site líder na Internet para Networking.

Sou Priscilla Rice, na voz de Kedma Franza. Estou na QComm Comunicação, em São Paulo, falando ao telefone com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner, na voz de Oswaldo Quartim Barbosa, membro do BNI.

Olá, Ivan. Tudo bem?

Ivan:
Oi Priscilla, tudo bem? Esta semana, estou em Boston, falando com os membros daqui esta semana.

Priscilla:
Que legal! E ao que parece você tem um convidado hoje.

Ivan:
Hoje eu tenho um convidado e amigo. Seu nome é Dr. Mark McKergow. Ele é um palestrante internacional, consultor, professor. Marcos se refere a si mesmo como um físico recuperado. Eu amo essa expressão, Mark. Ele trabalhou por mais de duas décadas em abordagens emergentes para situações complexas. Mark escreveu o livro, “Soluções Focus”, que eu gosto muito. Nós usamos muitas dessas técnicas e ideias no BNI.

Mark, é bom tê-lo no podcast. Muito obrigado. Estamos aqui hoje para falar sobre o seu novo livro.

Mark:
É ótimo estar aqui, Ivan. Olá a todos. Estou, na verdade, um físico em recuperação. Ivan e eu estamos no final do curso Liderança Transformacional.

Ivan:
Sim, eu gosto de como você coloca isso.

Mark, você sabe, há alguns anos você executou com perfeição o papel de líder de anfitriões, e que realmente me marcou, porque eu falo muito sobre como devemos lidar com o visitante e como é importante ser um bom anfitrião. Todo o conceito de liderança e de acolhimento realmente me marcou quando você falou sobre o tema, por isso estou animado para ver o seu novo livro: Anfitrião: “Seis novos papéis para as organizações, comunidades e movimentos”. O papel de receber bem é muito antigo. Como o papel dos anfitriões e relações de liderança se aplica em seu livro?

Mark:
Bem, você está absolutamente certo, Ivan. Receber bem – a ideia de receber e entreter os convidados é tão antiga quanto a humanidade. As pessoas convidam uns aos outros para a comunhão. É uma ideia muito antiga.

Nós todos sabemos que em algum nível, todos nós fomos anfitriões. Todos nós fomos convidados. Nós todos sabemos quem é o anfitrião quando o vemos em algum lugar. Há mais ou menos uma década tive um Insight (“insáite”). Para mim, a hospitalidade é uma metáfora para a liderança.

Um velho provérbio árabe diz que o anfitrião é tanto o primeiro como o último a sair. Pensei imediatamente que para o líder é a mesma coisa.

O líder vai primeiro porque alguém tem que começar coisas. Alguém tem que fazer um movimento, definir as coisas. Mas o anfitrião é também o último. O anfitrião faz o esclarecimento e dá o adeus a todos. Eu pensei que esta é uma poderosa metáfora para a liderança.

Ivan:
É também uma metáfora poderosa para o BNI, porque os anfitriões em todos os bons grupos chegam antes de todo mundo e são também uma das últimas pessoas a sair. É por isso que realmente me marcaram as suas idéias sobre a liderança e acolhimento.

Mark:
Sim, Ivan. Eu ia dizer que a ideia de que herói é líder é  muito, muito antiga, também. Mas o herói que vai em primeiro lugar? O herói salta, salva o dia ou joga todos para fora.

Mas isso não é nutrir, não está servindo, e não está colocando outras pessoas em primeiro lugar. Embora a liderança do herói possa ser uma coisa boa em uma situação de crise, acho que a longo prazo, vamos descobrir que a liderança de acolhimento é uma maneira melhor para envolver as pessoas, construir relacionamentos. E se envolver em relacionamentos em todas as organizações é o que leva a alta performance.

Todas as pesquisas na área de RH que tenho visto nos últimos 10 anos apontam para engajamento como a ferramenta secreta. Se você envolve pessoas na organização em todas as suas grandes estratégias, suas grandes políticas de RH, a sua grande narrativa, todos ganharão.

Parece-me que a relação convidado X anfitrião é tudo sobre engajamento. Se começarmos a pensar em nós mesmos como líderes, como anfitriões, e as pessoas em nossas organizações ou equipes como nosso convidado, o que você faria nessa situação? De repente, um novo paradigma de toda a liderança e engajamento se abre para nós.

Ivan:
Mark, no seu livro, você fala sobre o planejamento e flexibilidade. Pisar para a frente e para trás. Como é isso com o seu conceito de liderança e hospitalidade?

Mark:
Muitas vezes as pessoas querem, quando começam a ser líderes, que as coisas sejam organizadas. Se você se planeja o suficiente, não haverá surpresas. Agora, sabemos nós, pessoas normais como você e eu, que na vida real não importa quão bem você planeje, haverá sempre surpresas e acidentes. E podem ser terríveis ou também fantásticas. Isso que é vida.

Ivan:
Mark, um pouco como a lei de Murphy?

Mark:
Lei de Murphy serve para quando as coisas vão mal. Podem ser coisas que estão indo excepcionalmente bem. É realmente bom.

Como um bom anfitrião, você tem que responder aos acontecimentos. Se você já foi um anfitrião e gosta de ter pessoas em casa, por exemplo, vai saber do que estou falando. Alguém vai derramar uma bebida, um copo de vinho no tapete, ou duas mulheres vão aparecer usando o mesmo vestido, você sabe. Essas pequenas coisas que acontecem, e como o anfitrião, temos que lidar.

Ser um bom anfitrião é uma combinação de grande planejamento e respostas excelentes. É assim que funciona. O mesmo serve para a liderança. Sim, eu quero planejar. Sim, queremos pensar sobre as coisas com antecedência .. Sim, queremos ter sucesso. Quando as coisas começam a se mover, precisamos ser flexíveis.

O anfitrião não é o centro das atenções. Qualquer pessoa que tenha ido a uma festa onde o anfitrião foi o centro das atenções viu uma hospitalidade ruim. É chato quando o anfitrião é o centro. Liderança de acolhimento é a mesma coisa. O líder anfitrião não quer monopolizar o espaço. Ele quer estar lá quando for necessário e, em seguida, dá um passo atrás. Não sair do grupo, mas sim apenas manter um olho sobre as coisas, vendo como estão indo.

Recuando, permite que as pessoas façam suas próprias coisas e vão para a frente. Portanto, continua com uma liderança muito ativa com um passo à frente e atrás e isso em vários papéis diferentes. Quando eu estava escrevendo o livro com grande pesquisa sobre o que grandes anfitriões e grandes líderes fazem, havia muitas maneiras de pensar em como eu poderia pisar ativamente para a frente e, em seguida, também intensificar uma liderança dando um passo para trás para permitir que outras coisas aconteçam.

Ivan:
Nós vamos ter de encerrar daqui a pouco, mas antes queria agradecer porque você é muito gentil e você fala sobre o BNI em seu livro, quando menciona um pouco sobre o ganho de doadores, o que, naturalmente, meus membros saberão muito bem do que está falando. Você quer apenas comentar sobre este trecho do seu livro antes de encerrarmos?

Mark:
Claro, Ivan. Eu acho que o ganho de doadores é uma filosofia fantástica. É uma filosofia muito hospitaleira. Você tem que dar primeiro e depois construir um relacionamento, que tudo começa a retornar em todos os tipos de formas. Ser anfitrião é colocar outras pessoas em primeiro lugar.

O anfitrião faz seu planejamento de antemão, mas quando os convidados chegam, o anfitrião tem a vantagem de ver visitantes em primeiro lugar. Ganhar doadores é assim. Você coloca outras pessoas em primeiro lugar e lhes dá várias coisas. Depois de um tempo, dependendo como tudo se desenvolve, as coisas voltam.

O que tenho visto no Reino Unido e EUA também seja talvez uma geração de líderes em algumas empresas que parecem ser muito bons em colocar-se em primeiro lugar, recebendo enormes salários, desconectando de seus colaboradores. Isso gera ressentimento e não constrói engajamento, honestamente.

Os doadores da filosofia do ganhar é uma maneira muito, muito poderosa de operacionalizar esta idéia e de colocar outras pessoas em primeiro lugar. Assim, coisas boas vão acontecer.

Ivan:
Todos esses pontos realmente ressoam no BNI, porque o engajamento é absolutamente central para um grupo do BNI bem-sucedido, e seu conceito de liderança de acolhimento é brilhante e perfeito para nós.

Mark, qualquer palavra de despedida?

Mark:
Só para dizer muito obrigado, Ivan. Foi muito bom estar com você aqui. O livro está na Amazon.com. Claro, há uma edição no Kindle.

Tem sido um prazer escrever e compartilhar idéias com você ao longo dos últimos anos.

Ivan:
Bem, muito obrigado. Mark, muito obrigado por estar neste podcast. Eu agradeço. De volta para você, Priscilla.

Priscilla:
Ok, ótimo. Obrigado, Ivan e obrigado, Mark , trazido a você na voz de Danilo Xavier.

Este podcast foi levado a você por NetworkingNow.com, que é o site líder na Internet para networking. Muito obrigada pela atenção. Eu sou Priscilla Rice, na voz de Kedma Franza, e nós esperamos que você se junte a nós na próxima semana para mais um Podcast Oficial BNI.

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