BNI Brasil: 7 Dicas para motivar o envolvimento do funcionário e criar uma cultura de sucesso

BNI Brasil: 7 Dicas para motivar o envolvimento do funcionário e criar uma cultura de sucesso

Porquê você precisa tornar-se um líder que vale a pena ser seguido

Por Dr. Ivan Misner e Jack Canfield

 

Treinar as pessoas para que ajam e ajudá-las a desenvolver suas próprias habilidades de liderança significa que você não só consegue compartilhar a tomada de decisão, mas também constrói uma equipe de pessoas inteligentes, confiantes e autossuficientes, que conseguem reagir rapidamente a uma mudança de condições e circunstâncias. Isso facilitará muito sua própria vida. Qual é a diferença entre líderes que inspiram um alto nível de envolvimento por parte dos funcionários e aqueles que lutam para fazer com que as pessoas simplesmente façam o mínimo aceitável que suas funções demandam?

O segredo está em saber como liderar com sensibilidade.

Líderes bem-sucedidos inspiram sua equipe comunicando sua visão de uma maneira que não só gera entusiasmo, mas também motiva os outros a participarem com total comprometimento. Eles reconhecem potencial em seu pessoal. Instruem os membros de sua equipe a irem além. E é comum que reconheçam as contribuições positivas dos outros.

E apesar de exigirem responsabilidade das pessoas que lideram, eles também se responsabilizam pelos seus próprios desempenhos.

A seguir algumas dicas focadas na sensibilidade, de como motivar o envolvimento dos funcionários em sua empresa – e criar uma cultura de sucesso:

1. Conheça seus próprios pontos fortes e fracos

Se quiser liderar outras pessoas, primeiro é preciso entender você mesmo. Quando tiver uma consciência clara de seus pontos fortes e fracos – e o impacto que seu comportamento exerce em outras pessoas – sua capacidade de envolver os outros vai melhorar.

Por exemplo, digamos que você não é um designer gráfico. Por que impor suas ideias sobre a brochura da empresa, se você pode delegar essa responsabilidade a alguém que vai fazer um trabalho muito melhor que o seu?

Ou talvez você seja um introvertido que detesta ligar para clientes para vender. Por que não passar essa tarefa a um extrovertido que tenha sido abençoado com o “dom da palavra” e fala de uma maneira que faz com que as outras pessoas queiram ouvi-lo(a)?

Conhecer seus pontos fortes e fracos dá a você a capacidade de discernir quando suas habilidades acrescentarão alguma coisa – ou não – e o mantém aberto a delegar e a ouvir as pessoas com outros pontos de vista.

2. Inspire sua equipe com uma visão clara, convincente e constante.

Para envolver seus funcionários e motivá-los a trabalhar incansavelmente para atingir um objetivo, você precisa primeiro ter uma visão clara e convincente do futuro.

O que você e sua equipe vão, em última análise, conquistar? Quando? O que todos vão ganhar quando a meta for atingida?

A meta é nobre, benéfica, ética e edificante? De que maneira ela é convincente? O que mais será também conquistado enquanto sua equipe estiver empenhada em atingir essa meta principal?

Para inspirar o máximo envolvimento dos funcionários, você precisará também articular quem sua equipe se tornará à medida que aprende e cresce no caminho para a conquista da sua visão. Eles precisam ser capazes de enxergar eles mesmos no futuro como melhores, mais inteligentes, mais fortes, mais valorizados e mais confiantes. Definir esse resultado de uma maneira que reflita emocionalmente com sua equipe deve ser parte fundamental da sua visão.

Por fim, sua crença em sua visão precisa ser inabalável. Você precisa acreditar que ela é não só possível, mas também desejável, essencial e inevitável. E precisa comunicar essa crença com absoluta segurança. Só assim você inspirará o envolvimento do funcionário que precisa para tornar sua visão realidade.

3. Ouça as possibilidades

Assim que seus funcionários tiverem assimilado sua visão, certifique-se de realmente OUVI-LOS – não só escutar seus pensamentos e contribuições, mas também assegurar-se de que eles se sintam ouvidos. As pessoas querem saber que fazem diferença, e que suas ideias e opiniões são importantes.

Quando estiver ouvindo, concentre-se em permanecer presente no momento e ter curiosidade de ouvir outras opções. É assim que você será capaz de ouvir o que REALMENTE estiver sendo dito (sem palavras ou com palavras) – e criar um verdadeiro diálogo com sua equipe, ao invés de simplesmente distribuir ordens ou explicar a estratégia.

Esse modo de ouvir requer disposição para ser transformado pelo que você ouve. Exige que você desloque seu foco de ouvir “o modo certo ou o modo errado” para ouvir o que é possível.

Denominamos essa abordagem “ouvir as possibilidades”. Quando você realmente ouve e fica aberto a todas as contribuições e ideias, isso permite que você co-crie novas abordagens, novos resultados e novos benefícios com base nas ideias que ouvir – e dá aos seus funcionários a liberdade e capacidade de ajudar a moldar sua trajetória de maneiras que você sozinho não teria previsto.

Esse tipo de participação ativa é o que torna os funcionários ainda mais motivados em ajudar a transformar sua visão em realidade.

4. Treine os funcionários para assumirem papéis de liderança

A chave para criar outros líderes dentro da sua organização está no treinamento. Ouvindo com profundidade e questionando com habilidade, você pode ajudar os outros a descobrirem suas próprias soluções para problemas e oportunidades.

Ao invés de ser a única pessoa a estabelecer o que fazer a seguir, você pode ajuda-los a desenvolverem suas próprias capacidades de resolução de problemas e apresentarem suas próprias soluções.

Isso não só envolve os funcionários mais completamente no processo, mas também cria mais tempo e espaço para que você se concentre no que VOCÊ precisa para concretizar sua visão.

5. Incentive melhora contínua

Se leu o livro de Jack, The Success Principles, você sabe que ele incentiva as pessoas a comprometerem-se com melhorias constantes e infinitas. Isso é algo que você deve incentivar na sua própria equipe para aumentar o envolvimento dos funcionários e fazer com que eles assumam um papel de liderança para ajuda-lo a conquistar sua visão.

Isso é especialmente crítico no mundo atual, que está em constante mudança, onde novas tecnologias, técnicas de produção e ferramentas de marketing são anunciadas quase que todos os meses. A melhoria é necessária não só para a sobrevivência, mas também para o progresso.

Faça reuniões regulares com seus funcionários para ter uma boa ideia de quais são seus pontos fortes, déficits de competência e interesses. Encoraje-os a assumirem o controle do desenvolvimento de suas próprias carreiras – e então ajude-os a criarem caminhos personalizados de melhoria que os beneficiarão pessoalmente e ao mesmo tempo aumentarão seu valor para a empresa. Forneça os recursos e tempo necessários para ajuda-los a atingirem suas metas.

Transformar seu pessoal em líderes autossuficientes não só melhorará sua capacidade de contribuir para sua visão, mas também conquistará sua gratidão e lealdade tanto para com você como para a empresa como um todo.

6. Sempre cuide de seu pessoal

No fundo, você não consegue inspirar o envolvimento do funcionário sem primeiro conquistar sua lealdade. A melhor maneira de inspirar lealdade é garantir que seus funcionários saibam que você está sempre cuidando dos interesses deles.

Se você for incoerente com sua abordagem ou estilo, se permitir que seus funcionários recebam o impacto da insatisfação de um cliente ou CEO, se você assumir os créditos pelo trabalho deles ou deixar de comemorar seu sucesso de maneira pública, incentivando a empresa toda a reconhecer seu valor – é muito improvável que eles confiem em você.

E sem confiança, não há lealdade (e motivação zero) para que eles deem o melhor de si.

7. Não tenha medo de ser vulnerável

A chave para ser autoconfiante como líder é a disposição de estar errado, de não saber tudo, de reconhecer que você têm alguns preconceitos, e enxergar onde suas opiniões possam simplesmente estar atrapalhando. Ninguém tem todas as respostas, e grandes líderes admitem que sempre há muito o que aprender. Eles incentivam um feedback honesto – e o consideram.

Quando você está disposto a admitir seus próprios erros e realmente ouvir o feedback crítico – sem racionalizar, justificar ou atribuir culpas – você consegue transformar esses momentos em oportunidades de aprendizado para você mesmo (e em “momentos ensináveis” para sua equipe). Você cria uma cultura mais aberta e colaborativa entre os membros da sua equipe – sem a pressão ou medo de que alguém esteja fingindo que sabe tudo.

Esse tipo de autenticidade e transparência é a melhor base possível sobre a qual se constrói uma cultura de sucesso.

Para estimular o envolvimento do funcionário, você precisa se tornar um líder que valha a pena ser seguido.

Líderes excepcionais não nascem feitos. Eles tornam-se excepcionais desenvolvendo um conjunto único de atitudes e qualificações que podem ser aprendidas e ensinadas.

 

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