BNI Brasil – 7 Dicas para estimular o comprometimento do funcionário e criar uma cultura de sucesso

BNI Brasil – 7 Dicas para estimular o comprometimento do funcionário e criar uma cultura de sucesso

Por Dr. Ivan Misner e Jack Canfield

ivanmisner-with-jack-canfield2Porque você precisa tornar-se um líder que valha a pena seguir!

Qual é a diferença entre líderes que inspiram um alto nível de comprometimento do funcionário e os que lutam para fazer com que as pessoas simplesmente façam o mínimo que seus cargos exigem?

O segredo está em saber como liderar com o coração.

Líderes bem-sucedidos inspiram sua equipe comunicando sua visão de uma maneira que não só causa animação, mas também motiva outras pessoas a se juntarem a eles com total comprometimento. Eles reconhecem potencial em sua pessoa. Ensinam os membros de sua equipe a irem além. E têm o hábito de reconhecer as contribuições positivas dos outros.

E ao mesmo tempo que exigem responsabilidade das pessoas que lideram, eles também se responsabilizam por seu próprio desempenho.

A seguir algumas dicas de como usar a liderança com o coração para estimular o comprometimento do funcionário na sua empresa – e criar uma cultura de sucesso:

1. Conheça seus próprios pontos fortes e fracos

Se quiser liderar outras pessoas, primeiro você precisa entender você mesmo. Quando você tem uma percepção clara de seus pontos fortes e fracos – e o impacto que seu comportamento tem sobre os outros – sua capacidade de envolver outras pessoas melhora.

Por exemplo, digamos que você não é designer gráfico. Por que impor suas ideias no panfleto da empresa quando pode delegar essa responsabilidade a alguém que fará um trabalho muito melhor que você?

Ou talvez você seja introvertido e deteste fazer telefonemas de vendas para clientes. Por que não passar essa tarefa para um extrovertido que tenha o “dom da palavra” e fale de uma maneira que faça as outras pessoas quererem ouvi-lo?

Conhecer seus pontos fortes e fracos dá a você a capacidade de discernir quando suas qualificações farão diferença – ou não – e o mantém aberto a delegar e ouvir as pessoas com outros pontos de vista.

2. Inspire sua equipe com uma visão clara, convincente e consistente 

Para envolver seus funcionários e motivá-los a trabalhar incansavelmente para atingir um objetivo, você precisa primeiro ter uma visão clara e convincente do futuro.

O que você e sua equipe visam conseguir lá na frente? Quando? O que todos vão ganhar quando o objetivo for atingido?

O objetivo é nobre, benéfico, ético e edificante? O que ele tem de tão convincente? O que mais será também conquistado enquanto sua equipe estiver empenhada nesse objetivo principal?

Para inspirar o comprometimento máximo do funcionário, você precisará também articular quem sua equipe se tornará enquanto aprende e se desenvolve no caminho para a conquista da sua visão. Eles precisam conseguir ver a eles mesmos como melhores, mais inteligentes, mais fortes, mais valorizados e mais confiantes. Definir esse resultado de maneira que repercuta emocionalmente com sua equipe deve ser uma parte fundamental da sua visão.

Por fim, sua crença em sua visão deve ser inabalável. Você precisa acreditar que não só ela é possível, mas também desejável, essencial e inevitável. E você precisa comunicar essa crença com certeza absoluta. Só assim você inspirará o comprometimento do funcionário que você precisa para tornar sua visão uma realidade.

3. Ouça as possibilidades

No momento em que seus funcionários aceitam sua visão, certifique-se de OUVI-LOS – não só escutar seus pensamentos e contribuições, mas também garantir que eles sintam-se ouvidos. As pessoas querem saber que fazem diferença e que suas percepções e opiniões são importantes.

Enquanto ouve, concentre-se em permanecer presente no momento e ficar curioso em ouvir as opiniões deles. É assim que você conseguirá ouvir o que REALMENTE está sendo falado (o dito e o não dito) – e criar um verdadeiro diálogo com sua equipe, ao invés de simplesmente dar ordens ou explicar o plano do jogo.

Esse tipo de ouvir demanda uma disposição de ser transformado pelo que você quer ouvir. Exige que você desloque seu foco de ouvir procurando “a maneira certa ou a maneira errada” para ouvir o que é possível.

Denominamos essa abordagem “ouvir a possibilidade”. Quando você de fato ouve e se abre para toda contribuição e ideias, isso permite que você cocrie novas abordagens, novos resultados e novos benefícios a partir das ideias que ouve – e dá aos seus funcionários a liberdade e capacidade de ajudar a pavimentar seu caminho de maneiras que você, sozinho, não teria previsto.

Esse tipo de participação ativa é o que fará com que os funcionários fiquem ainda mais motivados a ajuda-lo a tornar sua visão uma realidade.

4. Instrua os funcionários a assumirem papeis de liderança

Ensinar as pessoas a agirem e ajudá-las a desenvolverem suas próprias capacidades de liderança significa não só que você consegue partilhar a tomada de decisão, mas também formar uma equipe de pessoas inteligentes, confiantes e autossuficientes, que conseguem reagir rapidamente a condições e circunstâncias de mudança. Isso vai facilitar muito sua própria vida.

A chave para criar outros líderes dentro da sua organização é o coaching. Ouvindo com profundidade e questionando com habilidade, você pode ajudar outras pessoas com suas próprias soluções para problemas e oportunidades.

Ao invés de ser a única pessoa a determinar os próximos passos, você pode ajudá-los a desenvolver suas próprias capacidades de resolução de problemas, e chegarem a suas próprias soluções.

Isso não só envolve os funcionários de maneira mais inclusiva, mas também cria mais tempo e espaço para você se concentrar no que VOCÊ precisa fazer para tornar sua visão realidade.

5. Incentive a melhoria constante

Se você leu o livro do Jack, Os Princípos do Sucesso, sabe que ele incentiva as pessoas a comprometerem-se à melhoria constante e sem fim. Isso é uma coisa que você deve incentivar em sua própria equipe, para aumentar o comprometimento do funcionário e fazem com que ele assuma um papel de liderança que ajude a tornar sua visão realidade.

Isso é particularmente fundamental no mundo atual que está em constante mudança, no qual novas tecnologias, técnicas de produção e ferramentas de marketing são anunciadas quase que todos os meses. Melhorias são necessárias não só para sobreviver, mas para prosperar.

Reúna-se regularmente com seus funcionários, para ter uma boa ideia de quais são seus pontos fortes, capacidades que faltam e interesses. Incentive-os a assumirem o controle do desenvolvimento de suas próprias carreiras – e depois ajude-os a criarem caminhos personalizados de melhoria que irão beneficia-los pessoalmente, e ao mesmo tempo aumentar seu valor para a empresa. Proporcione o orçamento e tempo necessários para ajuda-los a atingir seus objetivos.

O desenvolvimento do seu pessoal em líderes autossuficientes não só vai melhorar sua capacidade de contribuir com a sua visão, mas também vai ganhar a gratidão e lealdade deles para com você e com a empresa como um todo.

6. Sempre cuide do seu pessoal

No final das contas, você não pode inspirar o comprometimento do funcionário sem primeiro conquistar a lealdade dele. A melhor maneira de inspirar lealdade é garantir que seus funcionários saibam que você está sempre preocupado com o que é melhor para eles.

Se você for inconsistente com sua abordagem ou estilo, se você permitir que seus funcionários absorvam o impacto do descontentamento de um cliente ou do CEO, se você recebe o crédito pelo trabalho deles ou não comemora seu sucesso de maneira pública que incentive a empresa inteira a reconhecer seu valor – a probabilidade de que eles confiem em você será pequena.

E sem confiança, não existe lealdade (e motivação zero) para fazer o melhor que puderem.

7. Não tenha medo de ser vulnerável

O segredo de ser confiante em relação à sua liderança é uma disposição de estar errado, de não saber tudo, de reconhecer que você tem determinados preconceitos, e de enxergar onde suas opiniões podem simplesmente estar atrapalhando. Ninguém tem todas as respostas, e grandes líderes admitem que existe sempre muito a se aprender. Eles incentivam feedback honesto – e o aceitam.

Quando se dispõe a admitir seus próprios erros e genuinamente ouvir o feedback crítico – sem racionalizar, justificar nem atribuir culpas – você consegue transformar esse momentos em oportunidades de aprendizado próprio ( e em momentos “ensináveis” para sua equipe). Você cria uma cultura mais aberta e colaborativa entre os membros de sua equipe – sem a pressão ou medo de alguém que finge que sabe tudo.

Esse tipo de autenticidade e transparência é a melhor base possível sobre a qual construir uma cultura de sucesso.

Para estimular o comprometimento do funcionário, você precisa tornar-se um líder que valha a pena seguir.

Líderes excepcionais não nascem feitos. Eles se tornam excepcionais desenvolvendo um conjunto único de atitudes e qualificações que podem ser aprendidas e ensinadas.

Chamado de “pai do networking moderno” pela CNN, o  Dr. Ivan Misner é um escritor best-seller pelo New York Times e Fundador e Chief Visionary Officer do BNI (www.bni.com), a maior organização de networking do mundo. Seus livros podem ser encontrados em www.IvanMisner.com. O Dr. Misner também é Sócio Sênior do Referral Institute, uma empresa internacional de treinamento em referência (www.referralinstitute.com).

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