5 dicas de sucesso para aspirantes a empreendedor – Por Graham Weihmiller – CEO BNI Global

5 dicas de sucesso para aspirantes a empreendedor – Por Graham Weihmiller – CEO BNI Global

Começar um negócio pode ser desafiador a qualquer idade, mas ser um jovem empreendedor pode ser especialmente difícil. E curiosamente, de acordo com um artigo recente do Huffington Post, 60% dos millennials de hoje se consideram empreendedores e 90% consideram empreendedorismo uma mentalidade.

Essas figuras são desconcertantes, e me animam em relação ao futuro dos negócios – é inspirador para mim conhecer incontáveis pessoas ao redor do mundo que estão cheias de ideais e procurando fazer a diferença através de seus novos, e diversificados negócios. Em celebração a Semana Anual de Empreendedorismo, uma iniciativa nacional que o BNI tem o prazer de apoiar, eu destaquei cinco dicas fundamentais para aspirantes empreendedores considerarem ao começar a empolgante, muitas vezes desafiadora, jornada empreendedora.

  1. Faça um trabalho que você gosta – Como Steve Jobs disse brilhantemente, “A única forma de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz.” Eu não poderia concordar mais com sua declaração – cada e todo dia eu sou afortunado por acreditar realmente na organização que eu lidero, incluindo nossa missão e visão para o futuro. E quando você está começando um novo negócio, ter esta paixão é o ingrediente chave para o sucesso. Levar este sentimento um passo a frente, eu encorajo você a pensar sobre o impacto social que sua nova aventura pode gerar em sua comunidade, e também no mundo. Você tem a oportunidade de fazer a diferença.
  2. Tenha visão – Enquanto muitas pessoas têm ideais de negócios, é importante ter uma visão de longo-termo. Onde você quer que seu negócio esteja em 6 meses, 1 ano e 5 anos daqui? Estabeleça seus objetivos, e lembre-se deles todos os dias. No BNI, nós estabelecemos o BHAG – ou “big hairy audacious goal” (em português, “audacioso objetivo grande e cabeludo”). Essencialmente, nosso BHAG é ter membros realmente felizes e ter vários deles. Nós quantificamos isso, e fizemos nosso BHAG bastante visível em cada um das paredes de nossos escritórios, para nos encorajar a pensar sempre grande.
  3. Plano para levantar capital – Isso será diferente para cada pessoa, e para cada empenho, mas eu encorajo você a fazer uma pesquisa de mercado. Determine suas despesas iniciais e de longo-termo. Identifique todas as possíveis fontes de capital para seu negócio, e analise os pros e contras de cada opção. Então você precisará construir um plano de negócios bem elaborado e compreensível. Este processo pode demorar mais do que você imagina, então comece cedo e planeje adequadamente.
  4. Gaste com sabedoria – Este é talvez o conselho mais importante que eu posso lhe dar, muita vezes, a falta de fundos é a primeira barreira para jovens empreendedores que estão a procura de começar um negócio. Mas se você faz uso de todos os seus recursos disponíveis a gasta com sabedoria, você pode ser bem sucedido com um fundo limitado. Seja criativo, e pense sobre “técnicas de crescimento”, ou as maneiras mais eficientes de você acelerar o crescimento do seu negócio. Você pode trabalhar em casa até se mudar para um escritório? Seu negócio pode ser criado na internet ao invés de investir em uma loja? Existe algum software gratuito que você possa usar? Existe alguma forma efetiva de espalhar suas mensagens que também seja de baixo custo (um blog, por exemplo)?
  5. Cerque-se de mentores – Você não pode fazer tudo sozinho. Certifique-se de se conectar a outras pessoas com a mesma opinião e aprenda o máximo que puder com outros que já estiveram onde você está. Esta orientação e conselho de outros empreendedores e líderes de negócios pode ser inestimável ao ajudar você a alcançar seus objetivos. Para isso, considere fazer parte de organizações como o BNI para ajuda-lo a aumentar sua rede de contatos, e conhecer outros empreendedores em sua comunidade.

Como qualquer empreendedor lhe dirá, ser um líder de negócios de sucesso exige muito trabalho duro, energia e determinação. Mas é uma jornada empolgante.

Enquanto eu só comecei a arranhar a superfície aqui, eu espero que essas dicas o ajudem a começar seu negócio e começar sua própria jornada. Espero que você se sinta emponderado para seguir seus sonhos, e tornar ideias em realidade!

2 Comments

  1. Renata Maria Borges

    Minha situação retratada!! Investi no BNI os parcos recursos que tenho com a convicção que retornarão em breve, e em dobro!!!

Post Comment