Liderança Durante a Pandemia com Dr. Ivan Misner – By Revista Forbes

Liderança Durante a Pandemia com Dr. Ivan Misner – By Revista Forbes

O Dr. Ivan Misner, fundador e CVO do BNI, concedeu uma entrevista para a revista Forbes com dicas de Liderança durante a Pandemia. Confira a entrevista na íntegra:

“O PAI DO NETWORKING” MODERNO EM COMO FAZER CONEXÕES DURANTE A PANDEMIA

Por: David Benjamin and David Komlos

A complexidade é o principal desafio dos negócios e lideranças do nosso tempo; porém nunca pareceu tão urgente quanto nesse momento, com o coronavírus revertendo a vida e os negócios como conhecemos. Nas próximas semanas, nós conversaremos com líderes sobre o que é necessário para solucionar os problemas mais complexos e confusos, e sobre Momento Brody* relacionado ao coronavírus.

*Momento Brody é um protótipo de uma percepção chocantemente inequívoca de que o curso e a velocidade atuais levarão ao fracasso e não são mais uma opção viável.

Hoje conversamos com o Dr. Ivan Misner, fundador e CVO do BNI (Business Network International), a Maior Organização de Networking de Negócios do Mundo. Chamado de “Pai do Networking Moderno” pela CNN, Misner é autor de best-sellers do New York Times, colunista do Entrepreneur, e foi professor universitário e membro do Conselho de Administração da Universidade de La Verne.

David e David: Você pode nos dar um exemplo e contexto sobre um Momento Brody específico do seu passado?

Dr. Misner: Quando iniciei minha carreira como consultor de gestão, a maioria dos meus negócios vinham de palestras e referências. Para obtê-los, reuni amigos que eu conhecia, disse que gostaria de referenciá-los e esperava que eles retribuíssem.

Alguém de fora do meu grupo viu o que eu estava fazendo e achou que era uma maneira incrível de conseguir mais negócios, e perguntou se eu os ajudaria a iniciar seu próprio grupo. A ajudei a abrir um grupo e depois fiz o mesmo para mais duas pessoas. Comecei minha primeira equipe em 1985 e, em dezembro daquele ano, eu já tinha 20 grupos. O Momento Brody foi perceber que o BNI podia ser enorme, sentei-me e criei um plano, um processo e um sistema para escalá-lo.

David e David: O que você acha que alguns dos líderes de Brody Moments estão enfrentando hoje, no contexto da pandemia? 

Dr. Misner: Os líderes estão percebendo que a implementação eficaz da tecnologia é absolutamente crítica agora. Em 1984, Paul Edwards costumava administrar esses “salões” de negócios onde eles conversavam sobre o futuro. Uma noite, ele me levou ao seu escritório e me mostrou uma pequena caixa com uma tela amarela – um computador portátil Osborne – e disse: “Isso vai mudar o mundo, as pessoas vão começar a trabalhar em casa, e isso permitirá que as pequenas empresas pareçam grandes.” Eu duvidava dele, mas ele e sua esposa Sarah continuaram e escreveram o livro Working from Home (Trabalhando de Casa) no final dos anos 80 e venderam milhões de cópias. Levou todo esse tempo e uma pandemia para que seu sonho realmente atingisse o ponto de inflexão.

Outro Momento Brody está acontecendo para as pessoas no ramo de escritórios comerciais. A demanda diminuirá drasticamente por um tempo, se não permanentemente, com mais e mais pessoas trabalhando em casa. Atualmente, quase 10.000 reuniões do BNI estão acontecendo em plataformas como o Zoom. O gênio está fora da lâmpada e é provável que muitas pessoas adotem uma abordagem híbrida em suas redes.

David e David: O que você vê à frente? Com relação a um “novo normal” após o término da crise, quais são as implicações para as redes de negócios? 

Dr. Misner: Segundo alguns especialistas, a tecnologia de Realidade Mista (RM) será tão comum quanto o iPhone em cinco a dez anos. Quando isso acontecer, você verá mais redes de negócios por meio de algum tipo de formato de RM, que irá globalizar o mercado. Já tivemos pessoas de outros países participando de reuniões virtuais de equipes do BNI americano (e de americanos participando de grupos internacionais), o que não estava acontecendo antes, porque eles precisavam viajar para participar. O resultado será um aumento de referências internacionais e negócios internacionais.

Nossas reuniões virtuais são quase idênticas às realizadas pessoalmente e, de certa forma, foram melhores. Por exemplo, em uma reunião do BNI, todos os membros têm um minuto para falar sobre quem são e o que fazem, e uma pessoa faz uma apresentação de 10 minutos. On-line, essas apresentações são realmente mais fáceis e exigem muito menos configurações. No mês passado, a organização gerou cerca de US $ 1 bilhão (USD) em negócios para nossos membros por referências geradas através do sistema online. A desvantagem da reunião on-line é que você não tem a mesma conexão – a tela pega apenas a parte superior do corpo, é mais fácil se distrair com dispositivos e e-mail, e assim por diante.

Embora tenhamos visto que o virtual pode funcionar, ainda acredito que as reuniões presenciais são mais adequadas para networking e que não estão desaparecendo completamente. Isso acontece porque o networking é cultivar e colher relacionamentos com as pessoas. É sobre se relacionar, não fazer negócios. Ao escrever um dos meus livros, realizamos uma pesquisa que finalmente mostrou que as pessoas que disseram que eram relacionais em sua abordagem (versus transacionais) tiveram muito mais sucesso em suas redes de networking.

David e David: Que conselho você daria para pessoas novos networkers

Dr. Misner: Você não pode entrar diretamente no modo de vendas. Ensino um processo da VCL – estabeleça visibilidade e construa credibilidade antes de tentar obter lucratividade (a referência). As pessoas tentam pular a visibilidade e a credibilidade para obter lucratividade mais rapidamente. Chamamos isso de solicitação prematura, e isso acontece o tempo todo, especialmente nas mídias sociais. No LinkedIn, por exemplo, as pessoas se conectam e no dia seguinte estão vendendo seus produtos e serviços. Isso é venda, não network. Você precisa ter uma conexão verdadeira ou ter ajudado alguém antes de pedir alguma coisa. As pessoas dizem que nunca é demais perguntar, mas elas estão erradas. Pode doer se você perguntar cedo demais.

Também aconselho as pessoas a levarem em consideração o “efeito borboleta”. Você não sabe quem as pessoas conhecem, então apenas conecte-se com alguém para construir um relacionamento. A primeira vez que escrevi sobre isso, estava na ilha de Necker, tentando escrever um artigo. Eu estava sentado sem inspiração quando Richard Branson se aproximou e me convidou para me juntar ao seu grupo na praia quando eu terminei. Lembro-me de me perguntar: “Como cheguei aqui?” Percebi que era um coach de negócios que me referenciou alguém, que me pediu para falar em algum lugar, onde conheci Jack Canfield, que me convidou para o Conselho de Liderança Transformacional, onde outra pessoa me convidou para a ilha de Necker. Foram necessários dois anos e meio de trabalho duro na construção de relacionamentos sem saber para onde o efeito borboleta me levaria. 

E, se você quiser um ótimo exemplo de solicitação prematura, quando eu contar essa história no palco, inevitavelmente alguém que nunca conheci me entregará seu cartão e me pedirá para apresentá-lo a Branson.

David e David: Algum outro conselho que você pode oferecer? Palavras de despedida? 

Dr. Misner: Use esse tempo para conversar com as pessoas e pensar em maneiras criativas de construir seu negócio. Dedique muito tempo aos relacionamentos que você já possui. Entre em contato com as pessoas e pergunte se elas estão bem, se a família delas está bem. Pergunte se há algo que você possa fazer para ajudá-los.

Muitas pessoas dizem que não têm tempo para se conectar. Bem, você tem tempo agora. Como diz o provérbio: “A melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos atrás; o segundo melhor tempo é agora”. Ainda não é tarde para começar a construir sua rede de network, uma pessoa de cada vez.

 

TEXTO ORIGINAL

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One Comment

  1. Claudio de Oliveira

    Boa tarde, acho que depende do TIPO DE NEGÓCIO, nem todos podem ser on line.

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