BNI Brasil: 4 Boas fontes de referência – Aprenda mais, obtenha mais

BNI Brasil: 4 Boas fontes de referência – Aprenda mais, obtenha mais

As quatro Fontes de Referência – Aprenda Mais, Obtenha Mais.

Por Ivan Misner, BNI Founder

Quanto mais você aprende sobre cada fonte de referência, mais fontes de referência você vai desenvolver; quanto mais fontes de referências você desenvolver, mais referências você vai obter e mais seu negócio vai crescer!

1. Pessoas da Sua Esfera de Contato
Um grupo de negócios / profissões que complementa, ao invés de competir com o seu negócio. Uma Esfera de Contato pode ser uma ótima fonte de indicações. É quase certeza: se você puser alguém que faz catering, um florista, um monitor de festa, um impressor, um planejador de reuniões e um fotógrafo na mesma sala por uma hora, você não consegue impedi-los de fechar negócios. Cada um deles tem clientes que podem beneficiar-se dos serviços dos outros. É por isso que um casamento acaba sendo, nos bastidores, um netowrking de negócios e atividade de coleta de referências.

2. Clientes Satisfeitos
Uma das suas melhores fontes de referência são os clientes satisfeitos. Tendo experiência direta com seus produtos ou serviços, eles acreditam realmente e podem comunicar testemunhos convincentes. Mantenha contato com esses clientes; eles são seus fãs, seus melhores promotores, e podem ser muito eficientes em ajudar outros a negociarem com você. É claro que um cliente insatisfeito é igualmente eficiente para afastar as perspectivas de você.

3. Pessoas Cujo Negócio se Beneficia com o Seu
Dos oito tipos de pessoas da sua rede de referências, nenhuma ganha mais que aquelas que obtêm mais negócios quando você obtém mais negócios: fornecedores e vendedores de negócios, por exemplo. Se você vende livros didáticos, o impressor que os imprime para você vai se beneficiar. Um negócio relacionado localizado próximo a você pode beneficiar-se dos seus clientes – por exemplo, um restaurante com comida saudável localizado ao lado da sua academia familiar. Nessas circunstâncias, obviamente é interessante para o outro negócio dar a você referências.

4. Terceiros com Quem Você Negocia
Talvez seu negócio não tenha nada a ver com Odontologia ou cabeleireiros ou automóveis, mas todos os dias você negocia com dentistas, cabeleireiros e mecânicos. Contribuindo para o sucesso dos negócios deles, você ganha a boa disposição deles; para mantê-lo como cliente, eles tendem a ajudá-lo a manter os seus próprios clientes. Se você vem utilizando os serviços deles por algum tempo, esses vendedores provavelmente sabem o que você faz e que você é uma pessoa confiável e honesta. Algumas vezes isso é toda recomendação que um potencial cliente precisa.

Agora que você sabe mais sobre as primeiras quatro referências, por que não começar a desenvolvê-las agora? Então entre em contato com pelo menos uma pessoa entre duas (ou todas as quatro se você estiver realmente motivado) dessas fontes de referência diferentes nesta semana, e não se esqueça de voltar na próxima semana para aprender sobre as outras quatro entre as oito fontes de referência.

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6 Comments

  1. Interessante que a filosofia do Givers Gain, pode ser encontrada em negócios que não fazem parte do BNI. Como no exemplo citado, “um restaurante com boa comida ao lado de uma academia familiar”, ambos podem se referenciar pelo conhecimento do trabalho de cada um. Isto de certa forma aumenta a confiança nos negócios, pois são geradas negócios à partir das indicações.

  2. Pedro Moraes

    O BNI é uma fonte inesgotável de oportunidades de negócio.
    Gostei muito desse material porque costumo sempre pensar e olhar meus contatos nas redes sociais, conversar, me interessar e ver se consigo ajudar de alguma forma esses contatos. Num primeiro momento sem nenhuma intenção, mas tenho certeza que ao ser solicito e ajudar alguém, estou construindo uma ponte e futuros negócios com a pessoa.

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