As 3 Leis para o Sucesso no Empreendedorismo

As 3 Leis para o Sucesso no Empreendedorismo

As 3 Leis para o Sucesso no Empreendedorismo

Após quatro décadas no mundo dos negócios, descobri três leis que realmente resumem a receita de um empresário para se chegar ao sucesso: Paixão, Pessoas e Processo

 

Paixão: A primeira lei para o sucesso empresarial     
Primeiro, você deve ser apaixonado pelo que faz e a entrega que realiza aos seus clientes. Nada extraordinário na vida foi feito sem paixão. Isso começa pela certeza de que você e sua equipe estão focados “trabalhando com chamas e não com cera”. Quando as pessoas estão trabalhando com suas chamas, elas são motivadas pela paixão do seu fogo e isso se reflete no modo em como agem e na maneira em como falam sobre o que fazem. Quando as pessoas trabalham em suas “ceras”, isso consome toda a energia delas, assim sendo perceptível na maneira como agem e falam. Há não muito tempo atrás, uma pessoa me disse que estava treinando pessoas em sua empresa para como agirem em situações muito importantes. Após esse treinamento ser realizado dez vezes, estavam entediados com a atividade. Primeiramente isso me preocupou bastante porque o treinamento me pareceu como a “cera” dessas pessoas, então eu fiz a ele umas perguntas, e ele disse que gostava muito do treinamento, mas que ensinar sempre o mesmo conteúdo deixava-o entediado e ele não conseguia achar uma solução para isso. Então disse isso a ele:
Venda a empolgação
Na próxima vez que fizer o treinamento, deverá reconhecer que possivelmente ele está na décima primeira vez que faz a apresentação, mas provavelmente é a primeira vez em que aquele público em particular está ouvindo-o. Assim, pedi a ele que pensasse em sua animação quando fez aquele treinamento pela primeira vez. Sinta esse sentimento e abrace-o, tendo a certeza que irá transmitir esse sentimento de empolgação de aprender esse conteúdo para toda a equipe que está em sua primeira vez.
Reviva a história
Contar histórias é uma parte importante para ensinar sua equipe novas ideias. Você deve ter a certeza de reviver a história e não só recontar ela. Reviver a história te faz sentir aquela mesma empolgação de quando teve uma primeira experiência ou quando ouviu algo pela primeira vez. É esse tipo de paixão que você precisa aplicar aos seus negócios. Cerca de um ano depois, voltei a ver o empresário e ele tinha feito dezenas e dezenas de vezes os treinamentos, e me disse que meu conselho realmente tinha mudado a forma de abordar as pessoas e conduzir o treinamento. Dessa forma as pessoas que foram treinadas saíram super entusiasmadas com a empresa. E ele ficou muito feliz de ver “luzes de conhecimento acenderem” quando treinava seus funcionários, e isso é o que acontece quando você é apaixonado pelo serviço que oferece.

 

Pessoas: A segunda lei para sucesso empresarial
As pessoas são o próximo elemento da fórmula. Elas são o ativo mais valioso para praticamente todas as empresas do mundo. As pessoas conduzem o motor dos negócios. E para mim, isso diz pelo menos duas coisas:
Constantemente invista no seu time
Ajude-os a melhorar sua performance dando apoio a eles com treinamentos e mentorias. Empresários que garantem que sua equipe receba uma orientação adequada terão mais chances de sucesso. Todos nós temos pessoas em nossas vidas que ficaram marcadas em nossa história. Essas são pessoas que nos deram pequenos impulsos e ajuda ou nos apoiaram de alguma forma. Assim elas nos fizeram pessoas melhores do que éramos antes. Entretanto, um grande empresário reconhece as verdadeiras dimensões da mentoria, que não é quem está na sua história, mas sim nas histórias de quem estamos? A vida de quem nós impactamos de alguma forma para ajudá-las a ser uma pessoa melhor?
Tenha a cultura de um campeão
A cultura de uma organização é a receita secreta para o sucesso das grandes empresas, é o DNA de uma organização. Certifique-se de que os principais valores de sua empresa estão inseridos nos corações e nas mentes das pessoas que trabalham com você. Se você tem valores organizacionais saudáveis e se esforça bastante para compartilhá-los e vivê-los, você ajuda a criar a personalidade de um time que será leal a esses valores. Quando isso acontecer, mantenha a certeza de que essa lealdade seja tratada como a riqueza da sua organização.

 

Processos: A terceira lei para o sucesso empresarial
Por último, é sobre os processos. Ter um bom sistema funcionando permite que pessoas se empenhem nas suas paixões para entregar uma melhor qualidade em sua performance. Os processos são importantes, os sistemas são importantes. Aqui vão dois pensamentos sobre o processo:
Colaboração
Embora os processos e os sistemas sejam importantes, também é importante entender que você terá que praticar seus processos mais como “Mandela do que como Átila”. Em outras palavras, não seja um tirano na aplicação de seus sistemas. Quando eu tinha 13 anos, minha mãe me deu um peso de papel, o qual está na minha sala até hoje. Nele diz “diplomacia é a arte de deixar outras pessoas seguirem seus caminhos”. Ela me disse que isso era sobre colaboração, não manipulação, é sobre trabalhar com pessoas para ajudar a todos chegarem ao sucesso.
Inovação
Confira seus processos regularmente, não seja escravizado por práticas antigas. Muitas vezes vejo empresas criarem processos incrivelmente complicados que desmoralizam as pessoas de sua organização. Nisso, é importante que empresários escutem suas equipes quando dizem que os processos são complicados, e tenham mecanismos para garantir que essa comunicação aconteça. Descobri que ter órgãos consultivos representando as pessoas que fazem o trabalho, assim como aquelas que recebem o trabalho, ajuda verdadeiramente a entregar um produto final melhor. Também recomendo que você participe e execute o processo sozinho para que você enxergue pela visão deles. Isso pode ser uma experiência esclarecedora. Se você criar uma organização que executa bem essas três áreas: Paixão, Pessoas e Processos, você será uma força que todos poderão contar. Virará um líder em seu setor e criará uma empresa incrível.
                                                                                                                                                                        

—————————————————————————————————————————

TEXTO ORIGINAL 

Quer fazer parte do BNI Brasil e ser exclusivo em sua categoria profissional? Agende uma visita! 

        

#BNI #bni brasil #bni global #bni online

Post Comment