A Importância da Liderança no Networking de Negócios

A Importância da Liderança no Networking de Negócios

A Importância da Liderança no Networking de Negócios

Em todos os aspectos da vida, os líderes definem o tom de como as pessoas do grupo ou da equipe irão agir. Todos nós já vimos isso acontecer profissionalmente, pessoalmente e nas redes de negócios.

Certa vez, eu estava em um evento de Networking quando uma mulher se aproximou de mim e me disse que tinha ouvido falar do BNI® e estava interessada em participar de um grupo. Mas ela estava hesitante com base em uma experiência recente que teve quando participou de uma reunião de um grupo de Networking diferente.

Ela ficou muito desanimada com a atitude e os comentários do líder daquele grupo. Sendo nova no Networking, o encontro foi o primeiro desse tipo que essa mulher, que era uma esteticista, havia participado. Ela disse que esperava algo muito diferente.

Ela havia sido informada de que o grupo estava cheio de pessoas positivas e acolhedoras que estariam interessadas em aprender como ajudá-la a promover o seu negócio, enquanto ela aprendia a ajudá-los a promover o deles. No entanto, quando ela chegou, ela descobriu que muito poucas pessoas a notaram porque estavam ocupadas socializando em grupos que lembravam as panelinhas do ensino médio. Então, para iniciar a reunião, o líder do grupo se levantou e anunciou que estava de mau humor e disse a todos para encontrarem seus lugares rapidamente. Assim que ela se sentou, um membro do grupo a informou que ela precisava se mudar porque estava sentada no “assento dele”. Ela se levantou e, em vez de encontrar outro assento, saiu pela porta.

Infelizmente, não foi a primeira vez que ouvi falar de uma ocorrência como esta. Quando um grupo de Networking não tem uma liderança forte e positiva para dar um bom exemplo e reforçar a estrutura, o grupo corre o risco de se transformar em nada mais do que um café ou um clube social.

Encorajei a esteticista a procurar seu grupo local do BNI, apesar de sua má experiência com o outro grupo. Assegurei-lhe que ela teria uma experiência muito melhor simplesmente com base na diferença de liderança. Os grupos seguem o exemplo de seus líderes e na situação do grupo de Networking que esta mulher visitou, a liderança deu um péssimo exemplo e os membros do grupo seguiram o exemplo.

Liderança de Qualidade

As pessoas seguirão o exemplo daqueles que estão em cargos de liderança, o que significa que é imperativo que os líderes sejam positivos e focados nas soluções. Um dos aspectos mais importantes de um bom grupo de Networking de negócios é a Equipe de Liderança que conduz a reunião. Esses indivíduos devem ser selecionados com base em sua capacidade de avaliar qualquer situação, identificar a direção do que é melhor para o grupo como um todo e, em seguida, liderar o grupo em direção ao caminho mais positivo.

Liderança de qualidade é sobre conectar-se com as pessoas. Trata-se de inspirar os outros a agir e de treinar as pessoas de forma eficaz, orientando-as e ajudando-as. Liderança é ter uma atitude positiva, mantendo a responsabilidade. Como eu disse antes, hóquei sem regras seria boxe no gelo. BNI sem regras seria um café social em torno de uma mesa. Você tem que ter regras. Bons líderes aplicam as políticas como Mandela, não Atilla, e mantêm a responsabilidade com a diplomacia.

Quatro Chaves para ser um grande líder

Eu ofereço essas sugestões com base em minha experiência e observações de habilidades de liderança.

  1. Concentre-se em soluções, não em problemas. Algumas pessoas ficam obcecadas com o problema e se tornam especialistas em problemas.
  2.  Colabore com sua equipe. A colaboração eficaz é um multiplicador de força.
  3. Seja um campeão da cultura. A cultura come a estratégia no café da manhã.
  4. Preocupe-se sinceramente com o sucesso dos outros. As pessoas não se importam com o quanto você sabe até que saibam o quanto você se importa.

Encorajo a todos que estão lendo isso a lembrar que, esteja você em um papel de liderança reconhecido ou não, as pessoas estão sempre observando você.

Se os líderes em sua vida não estão dando um bom exemplo, por que não intensificar e agir como líder? VOCÊ pode dar um bom exemplo. Se um ou dois membros do grupo de Networking da “panelinha do ensino médio” mencionado acima tivessem feito isso, outros membros desse grupo poderiam ter seguido sua liderança e a esteticista poderia não ter saído com uma visão tão negativa de todos eles.

A liderança em um grupo de Networking Empresarial é extremamente importante para o sucesso do grupo e para a experiência dos membros e seus convidados. Lembre-se, liderança é realizar mais do que as pessoas pensavam ser possível. Trata-se de usar a experiência e a sabedoria para guiar os outros em uma direção positiva. A liderança é sobre capacitar os outros, servindo como exemplo.

—————————————————————————————————————————

TEXTO ORIGINAL

Quer fazer parte do BNI Brasil e ser exclusivo em sua categoria profissional? Agende uma visita!

 

2 Comments

  1. Muito oportuno o artigo . O mais difícil, a meu ver, é um líder dar o exemplo sobre como seguir princípios e regras . É mostrar de fato aos outros como é.

  2. Muito oportuno o artigo . O mais difícil, a meu ver, é um líder dar o exemplo, submeter-se a princípios e regras que muitas vezes ele próprio ajuda a criar.

Post Comment