BNI Brasil: 5 pontos fundamentais que você e seus parceiros de referência precisam saber um do outro

BNI Brasil: 5 pontos fundamentais que você e seus parceiros de referência precisam saber um do outro

Por Ivan Misner, BNI Founder

Muitas vezes eu vejo pessoas frustradas por não estarem conseguindo mais referências de negócios. Afinal de contas, eles dizem, não é isso que é networking de negócios?

O que muitas dessas pessoas parecem não perceber, no entanto, é que elas precisam compartilhar informações ativamente (5 pontos fundamentais, em particular) sobre elas mesmas com as pessoas certas antes de esperarem referências de negócios feitas por pessoas das redes dos outros.

O fato é que não basta você ser excelente no que faz e ser capaz de oferecer muito valor a novos clientes. Para ganhar referências com o networking, você precisa garantir que seus contatos tenham todas as informações necessárias sobre você e suas qualificações, para que eles possam sair e persuadir outras pessoas a irem comprar seu produto ou serviço. É inacreditável o número de pessoas que não reconhecem isso.

Existem na verdade cinco pontos principais que são essenciais para os membros da sua rede saberem sobre você antes de você esperar que eles façam referências dos seus negócios. Da mesma maneira, você precisa saber esses mesmos cinco pontos sobre eles, para que você possa retribuir.

Eu chamo esse processo de compartilhamento recíproco de informações de troca GAINS, com base na primeira letra em inglês dos cinco pontos de informação essenciais.

Goals [Objetivos], Accomplishments [Conquistas]Interests [Interesses], Networks [Networks], e Skills [Qualificações]:

Goals [Objetivos]: Quais são os objetivos que são importantes para você; quais são os problemas que você quer resolver? Não só objetivos financeiros e de negócios, mas também objetivos pessoais e educacionais.

Accomplishments [Conquistas]: Que grandes projetos você concluiu nos negócios ou como funcionário? Quais são suas conquistas como estudante ou pai/mãe?

Interests [Interesses]: Quais são as coisas que você realmente gosta de fazer? A música que você gosta de ouvir, os hobbies com os quais você passa seu tempo, os esportes que você gosta de jogar ou assistir? As pessoas estão mais dispostas a passar tempo com pessoas com as quais elas compartilham interesses.

Networks [Networks]: Cada um dos seus contatos faz parte de muitas networks. Você sabe quais são elas,  qual o tamanho delas? Cada um de nós tem o potencial de conectar-se com centenas ou milhares de pessoas se cultivarmos esses recursos.

Skills [Qualificações]: No que você é especialmente bom? Quais são suas áreas profissionais de excelência? Não tenha medo de compartilhar essas informações com seus contatos, e conhecer os talentos e capacidades das pessoas da sua network também.

Não se trata de informações misteriosas. São fatos aos quais estamos expostos todos os dias, se repararmos neles.

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