PODCAST BNI BRASIL | #602 – Clube de livros no BNI

PODCAST BNI BRASIL | #602 – Clube de livros no BNI

POR IVAN MISNER, BNI FOUNDER

EPISÓDIO 602: “Clube de livros no BNI

OUÇA MAIS NA PLAYLIST PODCAST BNI BRASIL

 

Priscilla:

Olá pessoal e bem-vindos de volta ao Podcast Oficial do BNI. Sou Priscilla Rice e falo com vocês através do estúdio de gravação Oak em Berkeley, Califórnia. Estou no telefone hoje com o fundador e presidente do BNI, Dr. Ivan Misner. Olá, Ivan. Como e onde você está?

Ivan:

Essa semana estou em Dallas, Texas, para a conferência nacional do BNI. Temos mais ou menos 500 dos meus amigos mais próximos aqui.

Priscilla:

Nossa! Isso parece ótimo!

Ivan:

Sempre é!

Priscilla:

Conte sobre o tópico de hoje, sobre sua ideia para o clube do livro.

Ivan:

Recentemente alguém me disse:

“Você tem todos esses grupos do BNI e você já escreveu muitos livros. Você já fez algum grupo para discutir os livros ou algum clube?”

Eu disse que não. Nós nunca fizemos isso. Então, pra mim pareceu uma ótima ideia. Minha esposa, Elizabeth, e Hazel Walker organizaram o que elas chamam de Círculo de Leitura e Discussão de Perguntas para um dos meus livros. Pensei em falar hoje um pouco sobre esse conceito de um grupo de discussão e como vocês podem usar um dos meus livros junto com as instruções que vou dar aqui neste podcast.

Temos um arquivo Word que vocês podem baixar e dar uma olhada nas coisas que estou falando. Se você tem um grupo que realmente quer uma imersão em uma cultura de aprendizagem e iniciar um grupo de discussão de livros, isso será perfeito. Se eles não quiserem isso, pelo menos que o coordenador de educação leve essas questões para o grupo discutir – e eu acho essas perguntas ótimas para o tempo do coordenador de educação, vocês podem fazer isso por semanas e fazer o grupo todo discutir isso. Ajudaria também se todos lessem o livro, ou pelo menos alguns dos conceitos do livro.

No clube de discussão destaque o que falamos sobre a perspectiva do livro “Quem Está na Sua Sala” que é o livro mais recente. Tem alguns podcasts que já gravei relacionados a este livro, e enquanto eu explico algumas coisas aqui vou mencionar os podcasts relacionados. O conceito desse livro é imaginar que sua vida aconteça em uma sala e que existe apenas uma porta por onde as pessoas entram e ficam lá para sempre. Nós dizemos que isso é mais que uma metáfora porque toda vez que você pensa nessa pessoa, mesmo que não estejam na sua vida, ainda estão na sua cabeça. Se eles estão na sua cabeça, ainda estão na sua vida.

As vezes isso é o que acontece nos grupos do BNI.

Pessoas entram em um grupo e criam o caos nesse grupo. Essa lembrança fica com o grupo. Existem muitas coisas que podemos melhorar para garantir que deixemos entrar pessoas de qualidade e não ter que passar por isso.

Então o que eu sugiro para seu grupo de discussão ou se seu coordenador de educação está fazendo isso semanalmente – você vê isso como Quem está na sua Sala, mas pense nisso na perspectiva de “Quem está no seu Network?”.

Como esses conceitos se aplicam ao seu grupo do BNI? a qualidade do seu grupo foi impactada pelas pessoas que você deixou entrar em seu grupo? Reflita sobre as pessoas do seu grupo que realmente combinam com você. Discuta como é isso para você. Se estiverem em uma discussão de grupo, eu chamaria essas pessoas e diria:

“Sabe, isso e aquilo realmente fez diferença na minha vida. Essa pessoa realmente me ajudou.” Compartilhe isso com as pessoas.

Agora, no grupo de discussão, também refletimos sobre as pessoas que não combinam conosco. Se você for fazer isso em um grupo, não cite nomes. Não se meta em problemas. Isso pode se tornar um. Eu acho que nesse capítulo do livro, falamos sobre o que precisamos mudar para ter um grupo dos sonhos. Novamente, estamos fazendo isso a partir da perspectiva da vida dos seus sonhos. Eu quero que você pense nesse livro e como se aplica ao grupo dos seus sonhos.

De novo, a explicação do livro cobre com detalhes as ideias. Eu estou dando a vocês esses conteúdos e tentando adotar isso para “quem está no seu grupo?” O capítulo dois é sobre quem guarda sua porta. Isso é responsabilidade do comitê de afiliação. Isso não é dito no livro, mas guardar a porta é responsabilidade deles. Então eu te pergunto, quão forte é seu comitê de afiliação? Eles entendem bem quem deve entrar e quem não deve entrar e o porquê? Eles entendem os valores dessa organização? Eles estão avaliando com base nesses valores, que por sinal está no capítulo 3 do livro. Determine Seus Valores.

O BNI tem sete valores fundamentais. Eu acredito que os comitês de afiliação devem ser feitos considerando os valores do BNI enquanto eles analisam as pessoas que estão vindo para o BNI. Ganhar contribuindo, construir relações significativas, aprendizagem contínua, tradição mais inovação, atitude positiva, prestação de contas e reconhecimento. Esses são os valores fundamentais do BNI. Eu já vi alguns grupos que acrescentaram um outro valor fundamental para eles. Sabe, um ou dois a mais para a organização deles. Eu não acho necessário, mas eu não tenho nada contra se quiserem adicionar um valor relacionado a saúde. O comitê de afiliação deve conhecer esses valores e selecionar as pessoas baseados neles.

Agora é hora de ver quem está na sua sala, ou nesse caso, quem está no seu grupo. Isso é uma ótima oportunidade de compartilhar com as pessoas que te ajudam a ser melhor e como elas se unem nesses valores. Se você for fazer isso como grupo, ou subgrupo, chame essas pessoas. Eu diria:

“Você fez a diferença na minha vida dessa forma …”

E seja bem específico. Mesmo que esteja fazendo isso como um coordenador de educação, eu ainda chamaria as pessoas e agradeceria as que ajudaram de alguma forma.

Agora, vamos identificar quem não te ajuda a ser melhor. De novo, não cite nomes, mas se você quer ter uma conversa significativa, tudo bem se você falar das coisas que você vê nas pessoas que não te ajuda a ser melhor.

O próximo capítulo é sobre treinar o seu porteiro. E aliás, Analisando Quem está na Sua Sala, também ouça o Podcast 479: Guardando Sua Porta, o Comitê de Afiliação. E o Podcast 594 e para o primeiro tópico, “Quem está na sua sala”, que é o Podcast 587. Então, o capítulo um é o Podcast 587. O 594 é o capítulo dois. O 479 é o capítulo 4, Analisando Quem Está na Sua Sala.

Agora, o capítulo 5: Treinando seu porteiro. Identifique alguém que seja um motor ou uma âncora em sua vida. Motor ou âncora. Eu gravei um podcast falando sobre isso também, e se não me engano é o episódio 479, ou você pode procurar pelas palavras-chave. Motores e âncoras. Essa é uma metáfora realmente poderosa para te ajudar a identificar as pessoas que te ajudam a ir pra frente e aqueles que te seguram no mesmo lugar.

E também tem a oportunidade de discutir sobre as pessoas que já estão na sua sala e como estabelecer um limite com elas e também como dizer “Não” sem ser um idiota. Esse debate é realmente importante para as pessoas que estão em grupos menores.

Eu acho que o próximo capítulo é o mais importante que é sobre viver a vida dos seus sonhos, e no BNI, ter o grupo dos seus sonhos e estabelecer equilíbrio e harmonia no seu grupo. Nós gravamos um podcast há algumas semanas, foi o episódio 598 que falava sobre harmonia e equilíbrio.

Eu recomendo que as pessoas, membros, entendam o conceito do livro – é um livro poderoso. É a respeito dos nossos relacionamentos, e te convido a discutir o livro em grupo, onde vocês podem analisar o conteúdo e ver como se aplica ao seu grupo. quando vocês olharem o livro, troquem a última palavra. Em vez de Quem está na sua sala, leia Quem está no seu grupo? Os conceitos são perfeitos para isso. Nós também colocaremos alguns links aqui.

Vou colocar aqui também um arquivo com as perguntas que podem ser usadas se vocês decidirem fazer um grupo de discussão do livro, ou se o coordenador de educação quiser falar sobre isso. Também vou colocar aqui o link para quem quiser se inscrever nos webnars. Eu estou terminando um e em breve já vou começar outro. Depois que eu apresentar os seminários online eu vou deixá-los aqui também. Como os webnars são gravados, vocês podem acessá-los no futuro, e também outros webnars com diferentes conceitos.

É isso por hoje, Priscilla. O que você acha dessa ideia de um grupo de discussão?

Priscilla:

E acho isso muito interessante, é algo novo e com certeza vou levar isso para meu grupo para ver se eles se interessam.

Ivan:

Eu adoraria ver os grupos fazendo uma reunião a parte não precisa ser toda semana, pode ser uma vez por mês. Escolham um capítulo e vejam como se aplica ao seu grupo. Qualquer grupo que fizer isso, me mande um e-mail no askivan@bni.com. Entre em contato comigo e me falem quando vocês terminarem de discutir o livro todo e eu mandarei um vídeo para o grupo. Sabe, me falem sobre o que vocês querem que eu fale e eu ficarei feliz em gravar esse vídeo para o grupo.

E se você já leu o livro eu adoraria ouvir seus comentários sobre ele aqui no podcast do BNI.

Priscilla:

Ivan, eu acho que uma das coisas mais valiosas sobre isso é o tanto de conteúdo para o momento educacional do grupo, mas o problema que esse tempo é muito curto.

Ivan:

É, realmente é muito curto.

Priscilla:

Eu tentei fazer isso já, mas sempre é necessário explicar algumas coisas, e isso toma quase metade do tempo, então eu acredito que a ideia do clube do livro é ótima.

Ivan:

Minha preferência é o clube do livro, mas se não der para fazer, esse pouco tempo é melhor do que nada. Com o clube do livro eu realmente espero que as pessoas consigam informações que vão ajudar em seus grupos a serem bem-sucedidos porque quando você alinha sua mente com o que você quer na vida ou no seu grupo, é muito mais provável que você consiga isso, quando entende o que você quer. Isso é o que o livro faz, basicamente. Se isso der certo, essa ideia do clube do livro, nós faremos perguntas para a discussão de outros livros que já escrevi e para os que ainda vou escrever.

Priscilla:

Ok, ótimo.

Ivan:

Então por hoje é só. Só quero lembrá-los que vamos colocar alguns links aqui, um link do livro se vocês quiserem ler, e um link para vocês verem o webnar que foi gravado para ajudar vocês com a discussão do livro. Muito obrigado.

Priscilla:

Perfeito. Muito obrigada, Ivan. Foi incrível, e para mais conteúdos do Ivan, acesse IvanMisner.com. Obrigada por escutar. Sou Priscilla Rice e estamos ansiosos para que se juntem a nós na próxima semana para mais um emocionante episódio do Podcast Oficial do BNI.

 

Download do arquivo:

 

Post Comment