PODCAST BNI BRASIL | #598 – A ÚNICA REGRA PARA EQUILIBRAR A VIDA

PODCAST BNI BRASIL | #598 – A ÚNICA REGRA PARA EQUILIBRAR A VIDA

POR IVAN MISNER, BNI FOUNDER

EPISÓDIO 598: “A única regra para equilibrar a vida

OUÇA MAIS NA PLAYLIST PODCAST BNI BRASIL

 

Priscilla:

Olá pessoal e bem-vindos de volta ao Podcast Oficial do BNI. Sou Priscilla Rice e venho até vocês através do estúdio de gravação Oak, em Berkeley, Califórnia. Hoje estou no telefone com o fundador e diretor do BNI, Dr. Ivan Misner. Olá Ivan. Como e onde você está?

Ivan:

Olá Priscilla, eu estou em Austin, Texas e eu estou esperando para cumprir um dever de júri, possivelmente. Então estamos gravando isso. Eu nunca participei de um júri antes. Eu já estive lá antes, mas nunca fui realmente chamado, então vamos ver o que acontece. Deve ser divertido.

Priscilla:

É. Deve ser interessante. O que você vai ensinar para nós hoje?

Ivan:

Eu hoje vou compartilhar um pouco de conteúdo com vocês hoje. Muitos membros me pediram para compartilhar mais sobre o material do livro “Quem está na sua sala? O segredo para criar uma vida melhor”. Eu vou compartilhar uma parte do material do livro hoje. Então, Priscilla e você que está ouvindo, gostariam de saber a única regra para criar equilíbrio na sua vida?

Priscilla:

Com certeza. Eu realmente preciso disso, Ivan.

Ivan:

Então aqui está. Não existe essa única regra. E aqui uma boa notícia. É uma receita. É uma combinação de coisas que ajudam você a alcançar a vida que deseja porque existe uma verdade – mesmo que não haja uma regra, existe uma verdade, e essa verdade é que a sua qualidade de vida depende das pessoas na sua vida. Isso também é uma verdade em um grupo do BNI. A qualidade do seu grupo depende das pessoas nele.

Vou dar um breve resumo do livro para aqueles que ainda não ouviram há algumas semanas no podcast que falei sobre o livro. Imagine-se vivendo sua vida em uma sala e que essa sala tem apenas uma porta. Essa porta é uma porta de entrada e não de saída. Qualquer um que entrar por essa porta estará na sua sala e na sua vida para sempre. Eles nunca saem. Por sorte, isso é uma metáfora, mas digamos por um momento que seja verdade. Se fosse você, você que está ouvindo isso, seria mais seletivo com as pessoas que deixa entrar em sua vida?

Quase todos com quem eu falo dizem: “Ah sim, com certeza”. Então a questão é por que não somos mais seletivos? De fato, eu gosto de argumentar que o princípio da sala é mais do que uma metáfora. Pense por um momento – e vamos chegar no equilíbrio da questão logo, mas pense em alguém que esteve em sua vida. Priscilla, eu quero que você pense em alguém também, alguém que não faz mais parte da sua vida, e que era tóxico. Eu quero que pense no nome dessa pessoa e como criou caos em sua vida. Talvez seja uma pessoa brava ou tóxica como eu disse, ou apenas uma pessoa difícil de conviver. Priscilla, já pensou em alguém?

Priscilla:

Sim, com certeza.

Ivan:

Você não precisa compartilhar. Essa é a boa notícia. É o seguinte. Se você está escutando isso, eu quero que você pense em alguém que estava em sua vida. Eles não estão mais na sua vida, mas você pode pensar na situação e o que eles fizeram. Então é o seguinte. Se elas ainda estão em sua cabeça, também estão na sua sala – porque cada decisão que você toma para o futuro para o resto da sua vida está baseada parcialmente em algumas experiências passadas que teve com esta pessoa.

Eu entrevistei o neurocientista Dr. Daniel Amen para o livro e ele disse: “Informações significantes são recebidas profundamente no cérebro e disparam atividade cerebral que não pode ser simplesmente apagada”. Em outras palavras, as digitais deles estão em sua cabeça. Isso significa que se você quiser criar uma vida equilibrada ou harmonia como eu chamo no livro, você precisa aprender a selecionar as entradas na sua sala. Se você quiser dar uma olhada em outros podcasts que eu gravei com este tópico, ouça o podcast 594, que fala sobre o princípio do porteiro, que eu vou falar um pouco brevemente, e para uma vida profissional equilibrada, ou harmônica, ouça o podcast 434. Estes 2 podcasts se relacionam com este aqui. Ouça esse aqui e depois os outros.

O 594 fala sobre o princípio do porteiro. O porteiro é alguém que guarda a entrada da sua sala e da sua vida. Esse é o seu consciente e subconsciente, pensamentos e sentimentos que ajudam a determinar se sua porta deve permanecer fechada ou ser aberta e permitir que alguém entre em sua vida.

A primeira coisa que você precisa fazer é treinar seu porteiro com seus valores. Isso é importante porque você quer permitir que pessoas com seus valores entrem em suas vidas. Aqui é onde começamos a nos equilibrar e entrar em harmonia. Eles não precisam ter os mesmos valores, mas eles não podem ser dissonantes nem incongruentes com os seus.

Quando eu peço para as pessoas nomear 5 dos seus 7 valores pessoais, geralmente se ouve grilos. Eles sempre falam assim “bom, deixa eu ver, eu não sei”. E aqui está uma técnica para começar o treinamento. Eu recomendo que você comece, ao invés de pensar nos seus valores, comece com seus defeitos. Defeitos são coisas que você não consegue tolerar nas pessoas. Para mim, um defeito é fazer muito drama. Existe drama em todo lugar.

Priscilla, você consegue pensar nisso em sua vida? Alguém que você não quer ter por perto?

Priscilla:

Sim, posso.

Ivan:

Qual é o assunto? Quais são os defeitos deles?

Priscilla:

Muito narcisismo.

Ivan:

Narcisismo. Esse é um grande defeito. Uma das coisas que você pode fazer para começar a pensar nos seus valores e pensar nos seus defeitos. Esses comportamentos são comportamentos das pessoas na sua sala que são incongruentes com seus valores. Essas são coisas que você se recusa a permitir em sua sala e em sua vida de agora em diante. É uma linha na areia.

Talvez haja coisas como ser tóxico ou muito dramático, ser narcisista, desleal, desanimado – desanimo, isso é muito importante no BNI. Isso é o que você não consegue suportar ao seu redor. Se você começar entendendo isso, é mais fácil avançar em direção às coisas que quer ao seu redor. Para começar esse processo, vou incluir um link aqui para você baixar gratuitamente algo que vai ajudar você a determinar seus valores porque você não pode ter equilíbrio e harmonia até que realmente entenda seus valores. O link é WIYRthebook.com/downloads. São as iniciais do título do meu livro em inglês. Vai ter um link verdadeiro aqui no podcast.

Entender seus valores e ajudar a treinar seu porteiro ajudará você a selecionar todas as pessoas que tentarão ganhar uma entrada para sua sala. Mas o que você faz com aquelas pessoas negativas e tóxicas que já estão lá e você quer começar a criar uma vida que pareça mais harmoniosa e em equilíbrio. Eu vou dar a vocês duas técnicas que eu acho que são realmente poderosas.

A primeira é a negligência benigna. É assim que você começa a gradualmente reduzir o contato e interação com alguém, já que você não quer ficar mal, e eu não gosto de me queimar com as pessoas, mas você quer sair desse relacionamento. Se desentrelaçar gradualmente com o tempo é muito efetivo. Isso funciona até mesmo quando você não quer. Pense em amigos que você perdeu contato muitos anos atrás. Você gosta dele? Eles eram boas pessoas? Mas você apenas perdeu contato. Através da negligência benigna você perdeu essas amizades. Isso geralmente acontece através da negligência benigna não planejada. Agora imagine atingir isso com um plano, que você tem uma estratégia para a negligência benigna em uma relação específica.

A segunda técnica vai lado a lado com a negligência benigna. É o que chamamos de doses homeopáticas. Uma dose homeopática é a dose mínima necessária para tratar um problema. Neste caso, é lidar com as pessoas na sua sala ao estruturar sua intenção com eles em muitas pequenas doses. Um bom exemplo é se você está viajando para uma cidade onde tem alguém que você quer começar a criar uma negligência benigna. Eles são tóxicos ou apenas não se encaixam mais na sua vida e nos relacionamentos, ok?  Ao invés de avisá-los com um mês de antecedência que você está indo para lá, mande um e-mail na noite anterior e diga: “Hey. Eu vou estar aí amanhã e estou livre entre às 13:00 e 13:30 se você quiser”

Você não gostou? Você está limitando a quantidade de tempo. Talvez você dê sorte e eles nem vejam o e-mail antes das 13 horas. Doses homeopáticas é um conceito poderoso que foi dado por um amigo nosso, Ariel Ford, e ele sugeriu esse termo em relacionamentos.

Se você quiser criar a vida dos seus sonhos, existem muitas coisas – em alguns outros podcasts, eu falo sobre harmonia versus equilíbrio, mas uma dessas coisas são as pessoas que te cercam. Faz uma diferença enorme ao criar a vida dos seus sonhos. Pessoas afetam sua felicidade, especialmente se você permitir. O segredo para não permitir isso é cuidar da sala que deseja, porque a qualidade da sua vida depende de quem está nela. Esse é o tema de “Quem está na sua sala”. Eu convido as pessoas a pegarem uma cópia do livro. Vamos garantir que haja um link aqui também.

Isso é uma mudança para as pessoas. Eu queria ter tido esse livro. Eu queria que alguém o tivesse escrito quando eu tinha 17 anos, mesmo que eu tenha feito, eu penso, uma vida ótima, eu teria feito escolhas diferentes durante minha vida se eu tivesse algo parecido com isso, e isso se encaixa belamente com o BNI porque a qualidade do seu grupo depende das pessoas que estão nele.

Acho que ainda temos uns 5 minutos, Priscilla. O que você pensa sobre essas coisas?

Priscilla:

Sabe Ivan, as vezes pessoas são dadas a nós em nossas vidas, tipo, estou pensando no caso de nascer em uma certa família. Você não tem muita escolha, sabe. Então, como lidar com isso?

Ivan:

Essa é uma ótima pergunta. Aqui vai uma dica. Vou fixar isso em sua mente. Eles talvez estejam em sua vida, mas a bagagem deles não precisa estar. Isso quer dizer que você está livre para se comunicar com eles. Eu vou te dar um exemplo e isso está no livro. Rick, um dos meus coautores, quando sua mãe estava viva, ele costumava ligar para ela todo domingo e ele conversava com ela por mais ou menos uma hora. Ele sempre temia essas ligações porque ela era cheia de problemas emocionais, de acordo com Rick, ela era muito tóxica. Ela falava muito mal de outras pessoas. E ele odiava essas ligações. Um dia ele disse a ela: “Mãe, eu te amo muito, e eu realmente quero falar com você toda semana, mas preciso te dizer, de agora em diante, se você começar a ser maldosa e falar de outras pessoas, eu vou dizer, ‘Mãe eu te amo. Vou ligar na próxima semana no mesmo horário. Estarei ansioso para falar com você. Tchau,’ e vou desligar.”

Ele disse que fez isso por mais ou menos 3 semanas e ele teve que desligar. Depois disso, pelo resto da vida deles juntos, eles tiveram conversas maravilhosas cada semana, e ele sentiu que a relação deles terminou de uma maneira muito positiva quando ela faleceu. Ele foi muito claro: Você está na minha vida, mas a sua bagagem tem que ficar de fora. Você está na minha sala, mas sua bagagem não pode entrar. Essa é a resposta, Priscilla.

Priscilla:

É, isso parece ótimo. Ok, isso é útil.

Ivan:

Bom, eu vou falar mais sobre o conteúdo do livro. Se você estiver interessado em ouvir mais sobre esse material do livro, deixe um comentário por favor. Se você tem outras técnicas nas estratégias que eu expliquei, sinta-se à vontade para comentar. Eu leio todos os comentários que estão postados no BNIpodcast.com, ok? De volta para você, Priscilla.

Priscilla:

Ok, isso é ótimo. Muito obrigada. Eu acho que é isso então. Para mais conteúdo do Ivan, acesse IvanMisner.com muito obrigada por ouvir. Sou Priscilla Rice e estamos ansiosos para ter vocês conosco na próxima semana para mais um animador episódio do Podcast Oficial do BNI.

Post Comment