PODCAST BNI BRASIL | #595 – COMO VOCÊ TERMINA UMA CONVERSA?

PODCAST BNI BRASIL | #595 – COMO VOCÊ TERMINA UMA CONVERSA?

POR IVAN MISNER, BNI FOUNDER

EPISÓDIO 595: “Como você termina uma conversa?

OUÇA MAIS NA PLAYLIST PODCAST BNI BRASIL

 

Episódio 595: Como você termina uma conversa?

Priscilla:

Olá e bem-vindos de volta ao Podcast Oficial do BNI. sou Priscilla Rice e venho até vocês através do estúdio de gravação Oak, em Berkeley, Califórnia. Hoje estou no telefone com o fundador e diretor executivo do BNI, Dr. Ivan Misner. Olá Ivan, como você está?

Ivan:

Estou fantástico Priscilla, e eu acho que nós devemos mencionar que estamos usando um novo sistema de gravação, e espero que todos gostem. Eu acredito que melhorará minha parte na conversa. Então gostaríamos de ouvir. O podcast de semana passada e o desta semana já estão no novo sistema, então gostaríamos de ouvir o que vocês acham.

Priscilla:

Então, qual é o tópico que você tem?

Ivan:

O tópico é ‘como terminar uma conversa’. Como fundador do BNI, frequentemente me perguntam qual é a melhor forma de terminar uma conversa em uma situação de networking. Francamente eu acho que a resposta é bem simples. Então eu vou começar esse podcast com uma simples solução. Depois, como aqueles que gostam de pensar demais nas coisas, eu vou dar outras opções.

Aqui estão 4 técnicas. Técnica Um: diga algo simples como “Foi bom conhecê-lo. Você tem um cartão para eu ter seu contato? Obrigado”. Só isso. sem confusão. Não se desculpe por ter que fazer network com outra pessoa. Definitivamente não diga que você viu alguém com quem precisa conversar. Essas são coisas que fazem com que fique estranho. Simplesmente agradeça e vai embora.

Eu estava dando uma entrevista algum tempo atrás, e era com alguém que eu conheci através do BNI. E eu disse essas coisas pra ele, e ele disse: “Nossa! Você fez comigo. Foi tão sutil. Eu nunca pensei nisso. Parecia que você estava realmente me ouvindo. Conversamos. Tivemos uma conversa. Não foi muito longa, mas parecia que tivemos uma conversa. E aí você disse essas palavras. ‘Foi bom conhecer você. Você tem um cartão para eu ter seu contato? Obrigado”. Ele disse que foi muito, muito sútil.

Então é aí que eu digo NÃO PENSE DEMAIS. Eu realmente acredito que essa é a mais fácil das 4 técnicas, e é a que eu geralmente uso porque eu estou ali para fazer networking. Eu conheço muitas outras pessoas. Muitas vezes elas estão nos eventos do BNI e alguns membros querem me conhecer. Então essa é uma técnica efetiva.

Aqui está a número 2: Guarde o que você mais gostou da conversa, ou recapitule a parte da conversa que você achou mais interessante e aí faça o número um. Eu já fiz isso muitas vezes também, talvez haja algo que a pessoa disse que eu queira ancorar em minha mente. E eu quero lembrar disso. Então vou perguntar ou falar com eles sobre isso. “Vamos recapitular o que você disse. Você disse isso e aquilo. Isso foi muito bom, foi maravilhoso. Obrigado por compartilhar comigo. Foi um prazer conhece-lo. Você pode me dar seu cartão?”

Agora, o que eu talvez faria nesse caso, eu perguntaria, “Tudo bem se eu anotar algumas coisas no verso do cartão?” Isso é importante porque eu sei que é inapropriado escrever no verso do cartão em algumas culturas, particularmente nas culturas asiáticas, então eu nunca faria isso em um país asiático. Aí eu carrego um pequeno bloco de notas para não escrever no verso dos cartões, mas na maioria dos países é normal. Nem pergunte isso em países asiáticos, mas na maioria dos países, onde você sabe que é normal, pergunte se pode anotar no verso do cartão. É uma maneira para lembrar da conversa. Isso é o número 2.

Como sugestão número 3: Se eles disserem algo que te faça lembrar de alguém que eles deveriam conhecer, diga isso a eles, e também prometa que você fará essa apresentação. Se a outra pessoa esta neste evento, faça a apresentação ali mesmo. Ser um conector em um evento de networking é sempre algo bom. Então essa é outra ótima maneira de terminar uma conversa.

Então aqui está agora o número 4: Convide eles a participar de uma outa reunião de networking que você vá. Eles talvez queiram ir e conhecer nossas pessoas, nossos contatos. Você tem uma grande chance de se conectar com os indivíduos de network deles, particularmente no BNI. convide eles ao seu grupo do BNI. isso te dá a chance de vê-los novamente. “Foi realmente interessante falar com você. Eu adoraria falar com você mais uma outra vez. Eu sou ativo em outra organização de networking, BNI. Eu adoraria convidar você para uma visita. Eu adoraria aprender mais sobre o que você faz.” E assim é uma ótima técnica para levar gente para o BNI.

Agora, para vocês que querem mais, eu já li todos os tipos de frases de saída, e a menos que elas sejam absolutamente verdadeiras, eu não recomendo a maioria delas. Seja simples. Seja honesto. Se você quiser algumas dessas frases, aqui estão algumas, mas eu não gosto delas, mas eu li sobre elas e talvez funcione com você. Aqui está uma que eu ouvi de um “expert” em networking.

“Foi ótimo conhecer você. Eu tenho que estar em casa lá pelas x:00h para jantar com minha família. Eu espero nos encontrarmos novamente.” Então você vai embora, mas é melhor que você vá embora mesmo porque se você ficar ali mais 30 minutos conversando com outras pessoas, vão saber que você mentiu e que deu apenas uma desculpa.

Uma outra: “Foi muito bom conhecer você, mas eu preciso ir ao banheiro. Obrigado pela conversa.” De novo, se você precisa sair, é melhor que saia.

Aqui mais um que eu li. De novo, eu não uso essas coisas. Eu não acho que essa é tão forte, mas eu já li e acho que pode funcionar para algumas pessoas. Diga assim: “Eu tenho um prazo para um projeto. Eu realmente preciso ir, mas foi ótimo conhecer você.” E aí saia. Eu honestamente acho que é muita informação para as pessoas. Apenas diga que foi com conhecê-las. Isso é ótimo.

Eu tenho mais alguns pensamentos e depois eu adoraria ouvir os seus pensamentos sobre isso, Priscilla. Os 4 primeiros são os que eu recomendo. Os 3 últimos, ok, mas não enrole. Não invente. Se você realmente tem algo para fazer diga a eles. Do contrário, fazer o que eu falei no primeiro é o suficiente. Não importa o que você faça, não dê uma de Seinfeld. Essa é uma frase que eu uso no meu livro mais recente “quem está na sua sala?” Não dê uma de Seinfeld. Uma das coisas mais engraçadas da série Seinfeld da TV é que os personagens se envolvem em algo louco e complicado e terminam com mais problemas do que se tivessem sido honestos no começo.  Seja honesto e direto. Ser como Seinfeld quase sempre falha e você e a outra pessoa se sentirão desconfortáveis.

Lembre-se de ser educado e amigável. Não dê desculpas. Educadamente siga adiante. A verdadeira chave é como você acompanha, e depois em um outro momento diferente do podcast que eu fiz antes, usando o acompanhamento depois de fazer network. Então, o que você acha Priscilla?

Priscilla:

Eu realmente gostei do primeiro exemplo. Você não precisa dar isso as pessoas. Você não tem que se sentir envergonhado por precisar terminar uma conversa, e depois você fica preso dizendo ou fazendo qualquer coisa como desculpa para sair dessa conversa, o que talvez não seja apropriado para o que você tem que fazer depois, que talvez seja encontrar com outra pessoa. Eu concordo com você.

Ivan:

Eu sempre achei que o fim das conversas não é tão complicado assim. Eu realmente acho que as pessoas pensam demais nisso. Obviamente eu confio mais no número 1. Porém, se eu tiver a chance de fazer o que eu conecto a pessoa com outra pessoa na sala, eu vou amar ainda mais. Não é sempre que eu tenho oportunidade, não com todos que eu conheço. Eu diria que a maioria das oportunidades de networking que eu tenho, eu uso essa técnica pelo menos uma vez. Tem alguém na sala que diz algo e eu digo “Hey, eu conheço alguém aqui que faz isso e que talvez você gostaria de conhecer e conversar com ela sobre isso. Deixe-me ver. Oh, eles estão bem ali. Você gostaria que eu os apresentasse?” Então você caminha com eles. Essa é uma técnica fantástica. Você apenas não pode fazer isso com cada pessoa que encontrar.

Priscilla:

Certo, certo.

Ivan:

Então é isso. Agora o que eu adoraria que vocês fizessem é tentar algumas dessas coisas e voltem ao meu podcast para me contar como foi. Ou se vocês fizeram isso agora, me diga se funciona. Ou mesmo se usou um dos 3 que eu não gosto particularmente, se você usou e gostou, nos diga no podcast como usou para terminar uma conversa e como foi para você. Estou aberto para ouvir de tudo. Terminar uma conversa deve ser fácil se você for verdadeiro, educado e profissional com a pessoa que estiver conversando. Isso é tudo que tenho pra hoje, de volta para você, Priscilla.

Priscilla:

Ok. Ótimo, Ivan. Muito obrigada. Para mais conteúdo do Ivan acesse IvanMisner.com. obrigada por escutar. Sou Priscilla Rice e estamos ansiosos para ter você conosco próxima semana para mais um animador episódio do Podcast Oficial do BNI.

Post Comment