BNI Brasil: Quando se trata de Networking eficaz, todos querem participar

BNI Brasil: Quando se trata de Networking eficaz, todos querem participar

Quando se trata de Networking eficaz, todos querem participar

Por Ivan Misner, BNI Founder

Nos últimos três anos, meus colegas e eu conduzimos uma pesquisa global extensiva sobre networking e gênero para o nosso novo livro, Business Networking and Sex: Not What You Think [Networking em Negócios e Sexo: Não é o que Você Pensa].
Para a nossa surpresa, as mulheres em sua maioria concordaram, muitas vezes bem estritamente, nas questões sobre a prática, valor e experiência do networking. Então houve uma pequena surpresa.
A última pergunta da pesquisa era aberta: “Você tem alguma história sobre networking entre homens e mulheres que gostaria de apresentar para possível uso no livro? Se tiver, por favor, descreva-a.”

Aproximadamente 1.000 participantes responderam. E que histórias! Ao receberem a oportunidade de dizer alguma coisa pessoal sobre experiências de networking, 545 mulheres e 403 homens contaram histórias totalmente diferentes. Era quase como se eles vivessem em dois mundos diferentes.

Muitas mulheres falaram de sentirem-se desvalorizadas, intimidadas, ignoradas, eclipsadas ou tratadas com condescendência. Outras falaram de assédio sexual. Alguns homens também tiveram coisas negativas a dizer sobre as mulheres que eles tinham conhecido e com quem tinham trabalhado. Porém, a maioria dos homens deu respostas positivas, assim como algumas mulheres. Alguns homens disseram que gostavam de trabalhar com mulheres, e algumas mulheres até expressaram uma preferência por trabalhar com homens.

No entanto, quase todos os que responderam – mesmo os que fizeram comentários positivos – nos contaram como sentiram que a abordagem da arte de networking é para os homens e para as mulheres. A maioria pareceu concordar que em situações de networking, os homens se concentravam mais nos negócios, e as mulheres, nos relacionamentos.

Em seus comentários, os homens frequentemente citaram os diferentes estilos de networking dos homens e das mulheres, mas no todo, sentiram que as mulheres eram tão eficazes em networking quanto os homens, e algumas vezes, melhores ainda. Suas dificuldades com as mulheres na maioria das vezes estavam relacionadas com não querer parecer sexistas.

Por que a oportunidade de comentar sobre as diferenças entre os gêneros desencadeia vários comentários negativos? Em uma frase, a exceção torna-se a percepção. A maioria das mulheres não põe fotos sexy em seus websites. A maioria dos homens não se comporta como universitários. Mas são os poucos que o fazem que se destacam. Essas pessoas criam a impressão de que existe muito desse tipo de coisa acontecendo lá.

Apesar de poucas mulheres relatarem que pessoalmente tiveram dificuldades, elas acreditam que os problemas entre homens e mulheres são muito comuns porque elas ouviram muita coisa a respeito deles de suas fontes de informação ou na Internet. O mesmo acontece com os homens. Eles disseram que gostam de fazer networking com mulheres e raramente encontram problemas, mas ouvem histórias de mulheres que são ultra-sensíveis a comentários inocentes, ou acreditam que estejam sendo discriminadas. Eles também ouvem falar a respeito de mulheres que se vestem provocativamente e mulheres que não querem fazer networking com homens.

No final das contas, tanto os homens como as mulheres na pesquisa estão fortemente comprometidos com o networking. Eles acreditam em seu valor, tentar conectar-se regularmente e procuram maneiras de melhoras as habilidades de networking. O fato de que dificuldades algumas vezes aparecem não altera seu compromisso com o networking.

Quando um problema realmente se desenvolve e atrapalha um networking bem-sucedido, executivos inteligentes procuram soluções. Aqui estão algumas coisas recomendáveis e não recomendáveis baseadas nas respostas da pesquisa, as quais podem ajudá-lo a evitar percepções negativas ao fazer networking:

Os homens podem evitar parecerem sexistas se:

Mantiverem contato visual com as mulheres durante a conversação.
Restringirem a conversa a negócios.
Não ficarem pessoais demais.
As mulheres podem evitar percepções que poderiam encorajar avanços indesejáveis por parte dos homens se:

Vestirem-se profissionalmente.
Agirem de maneira profissional e tiverem um aperto de mão firme.
Evitarem qualquer insinuação de flerte

 

saiba mais net empre botao

#business networking #Dicas de Networking #o que é business networking #O que é Networking

One Comment

Post Comment